Informativos Paroquiais

MENSAGEM  DO  EVANGELHO  DOMINICAL –  Mc 1,14-20

No evangelho deste domingo encontramos o início da vida pública de Jesus que começa a pregar a Boa Nova de Deus na Galileia. Jesus atravessa os caminhos da existência quotidiana, onde as pessoas vivem, trabalham e sofrem. Aí começa a proclamar a Sua mensagem: «O tempo já se cumpriu. O Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e acreditai na Boa Nova».

A primeira coisa que Jesus faz é procurar colaboradores para esta tarefa. Não quer empreendê-la sozinho. Ao passar perto do lago da Galileia, repara no trabalho de alguns pescadores. Chama-os dois a dois. Convida-os para o seguirem e propõe-lhes que mudem de trabalho: «Eu vos farei pescadores de homens». Inesperadamente eles deixam tudo (trabalho, bens, família) e o seguem.

Toda a nossa vida deve ser marcada pela conversão; o ano todo é tempo de conversão; a vida toda é tempo de conversão. Converter-se significa crer no Evangelho. Crer significa pautar a vida pela Boa-Nova, ou o Evangelho de Deus. Significa entrar no discipulado de Cristo. É ajustar a nossa vida segundo os ensinamentos e os exemplos do próprio Cristo, em relação a Deus  - como seus filhos; em relação ao próximo - como nosso irmão e irmã;  e em relação a toda a natureza criada - como cuidadores da natureza.

O chamamento para integrar a comunidade do "Reino" não é algo reservado a um grupo especial de pessoas, com uma missão especial no mundo e na Igreja; mas é algo que Deus dirige a todas as pessoas.  Todos os batizados são chamados a ser discípulos de Jesus, a "converter-se", a "acreditar no Evangelho", a seguir Jesus nesse caminho de amor e de dom da vida.

Cristo continua dirigindo ainda HOJE o mesmo apelo: "Vinde após mim, farei de vocês pescadores de homens… A nós também, ele continua exigindo as mesmas condições, para poder segui-lo: "Convertei-vos e crede no evangelho…"

Irmãos e irmãs! Que Deus nos ajude orientar nossas vidas e nossas atividades segundo a sua vontade, a fim de produzirmos frutos abundantes de boas obras.

 

Programação Paroquial:

- Sábado, 20 de janeiro, às 19h30, celebração matrimonial de Henrique Silveira Oliveira e Joice Ferreira Corrêa, na igreja matriz.

- Domingo, 21 de janeiro, às 9h, missa na igreja matriz. E às 10h30, missa e festa do padroeiro na comunidade São Paulo, com a Primeira Eucaristia.

- Quinta-feira, 25 de janeiro, às 20h,  na igreja matriz, Encontro Paroquial de  Ministros e Catequistas sobre Iniciação à Vida Cristã e equipes de liturgia para preparar as celebrações do tríduo,

- Sábado, 27 de janeiro, às 19h30, celebração matrimonial de Ronivan Bertotti e Raquel Elaine Anderson, na igreja matriz.

- Domingo, 28 de janeiro, às 9h, missa na igreja matriz.

 

Comunicados Importantes:

Missas na igreja matriz nos meses de janeiro e fevereiro: Comunicamos que nos meses de janeiro até iniciar a quaresma em fevereiro não haverá a missa do sábado na igreja matriz. Somente haverá a missa das 9h aos domingos. As missas voltam a ser celebradas aos sábados quando começa a quaresma,  a partir do primeiro sábado da quaresma, dia 17 de fevereiro.

 Encontro Paroquial de  Ministros e Catequistas sobre Iniciação à Vida Cristã: No dia 25 de janeiro, às 20h, na igreja matriz, vai acontecer um encontro paroquial de Ministros e Catequistas de toda a Paróquia. O tema que será tratado no encontro é sobre as celebrações da Iniciação à Vida Cristã que vão acontecer no decorrer do ano nas comunidades. Na ocasião do encontro também será tratada sobre a liturgia das noites do tríduo em preparação à Festa da Padroeira (04 de fevereiro).

 

Recados Importantes da Crisma:

·         A Coordenação da Catequese comunica que vai acontecer, no dia 31 de janeiro, a partir das 8h30, o Retiro para os crismandos, com as confissões e o ensaio geral para a Crisma.

·         A equipe de festeiros oferece aos crismandos que almoçarem no Salão Paroquial a ficha do almoço gratuita para o domingo da Festa. Retirar as fichas do almoço na Secretaria Paroquial.

·         Retirar a camiseta da Crisma na Malharia da Salete.

 

"Com o tema da superação da violência e o lema: Em Cristo somos todos irmãos, a CF 2018 desafia a sociedade a combater a violência.

 Este ano a Campanha da Fraternidade realizada anualmente pela Igreja Católica, aprofundará a reflexão e discussão de um tema importante e um dos mais sérios desafios que o Brasil e a população em geral enfrenta neste momento. O tema da Campanha é: Fraternidade e superação da violência e o lema: Em Cristo somos todos irmãos.

Para que este desafio possa ser enfrentado com seriedade e de forma eficaz, precisamos estimular a participação das pessoas nesta discussão e na apresentação de propostas concretas que sirvam de base para a ação de governo. Como a Campanha da Fraternidade abrange dezenas de milhares de Arquidioceses, Dioceses, paróquias, comunidades locais e milhões de pessoas, diversas instituições públicas e organizações não governamentais, este é um momento mais do que oportuno para que este tema faça parte da agenda de discussão de nosso país, a começar pelas paróquias e comunidades de base, onde de fato o povo vive, sofre e esperneia diante da situação da segurança pública.

Além disso, como este será um ano de eleições gerais, para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados federais e estaduais, todos ávidos por apresentarem seus “planos” e propostas para solucionarem os grandes desafios nacionais, este também é um momento apropriado para que os partidos políticos e os candidatos dediquem uma atenção maior para que a questão da violência seja um ponto central das propostas e sugestões para políticas públicas nesta área.

Portanto, a Campanha da Fraternidade de 2018, será um bom momento e uma ótima iniciativa para que população discuta, reflita de forma crítica e criadora e ajude a encontrar as saídas para este desafio.

Não podemos deixar apenas nas “mãos” dos governantes e políticos a solução desses grandes desafios nacionais, principalmente se considerarmos o descrédito e a demagogia que tem marcado o cenário político e administrativo de nosso pais.

 Leigos são chamados a um “agir cristão” em um mundo ferido

 Em 2018, a Igreja celebra o Ano do Laicato. Esse é o momento em que a Igreja volta todo o seu olhar para os fiéis leigos, fiéis que participam ativamente ou esporadicamente do apostolado católico. Com o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), o Ano do Laicato recorda a todos os fiéis que é sua missão dar gosto as coisas de Deus, e ser luz a iluminar as trevas da ignorância e do pecado, muitas vezes presente em nossa realidade.

Os leigos e leigas são os fiéis que não receberam o Sacramento da Ordem em nenhum de seus graus (diaconato, sacerdócio, episcopado), mas, que em força de sua importância, desempenham um papel significativo na difusão da fé católica.

A Igreja almeja conscientizar os fiéis de sua importância e missão; convida a todos a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo. Com o Ano do laicato a Igreja propõe a todos os batizados um compromisso de ser Igreja, e irradiar as verdades do Evangelho através do agir cristão em um mundo ferido, que precisa reviver os valores da ética, da verdade e do altruísmo.

O ano do laicato quer estimular o fiel leigo a assumir seu batismo, mostrar ao mundo a alegria de ser filho de Deus e desempenhar seu protagonismo sendo “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Festa da Padroeira Na. Sra. dos Navegantes:

Está se aproximando a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, dia 04 de fevereiro de 2018. Uma festa de toda a Paróquia: não é uma festa apenas da comunidade da matriz, mas de todas as comunidades da paróquia. É uma grande celebração da comunidade paroquial.

 Programação Religiosa:

1º noite do tríduo, 31 de janeiro, 4ª-feira, às 20h

Senhora dos Navegantes: das águas ao coração das famílias

- Comunidades: São José (Lajeado Ipiranga), Nossa Senhora do Carmo (Canarinho), São Paulo, São Caetano (Boi Branco), Santa Teresinha (Carafá), São Ricardo, Na. Sra. de Lourdes (São Pedro), Santa Lúcia (Creoula), Oratório Santo Antônio (da Linha Guarani), Oratório Santa Bárbara (Linha Martinazzo), Oratório São Cristóvão

- Na primeira noite do tríduo teremos  a Benção das famílias...

 

2º  noite do tríduo, 1º de fevereiro, 5ª-feira, às 20h

Senhora dos Navegantes: das águas à Luz que é Jesus

- Comunidades:  Santo Antônio (Cruzaltense), Na. Sra. do Caravágio (Vila Progresso), Na. Sra. de Lourdes, São Roque, Santa Catarina, Na. Sra, das Graças (Linha Santa Cruz), Na. Sra. do Monte Claro (Rio Liso), Na. Sra. das Graças (Princesa Isabel),  São Bonifácio (Coxilha Seca), São Francisco (Linha Dez)

- Na segunda noite do tríduo teremos a Bênção das Velas

 

3º  dia do tríduo, 02 de fevereiro, 6ª-feira, às 9h30

Senhora dos Navegantes: das águas à graça batismal

- Liturgia e Cantos: Os grupos pastorais da comunidade da  matriz

- Neste dia teremos a Bênção da Garganta

 

E no domingo, dia 04 de fevereiro,  a missa festa em honra a nossa Padroeira será às 9h30, com  crismas. Contemplaremos tema Maria: Mãe vivificada no Espírito Santo.

 

PROGRAMAÇÃO SOCIAL no Salão Paroquial:

- 26 de janeiro - 6ª-feira, à tardinha - arrecadação na cidade de Campinas do Sul

- 29 de janeiro - 2ª-feira, arrecadação do interior...

- A partir do dia 30 de janeiro, venda dos produtos da arrecadação ...

1º de fevereiro, 5ª-feira: assados de leitão ... para levar para casa ...

02 de fevereiro, 6ª-feira: galinha recheada ... para levar para casa ...

03 de fevereiro, sábado: assados de leitão...  para levar para casa ...

04 de fevereiro, domingo da festa:

- fichas de churrasco  (2,5 KG - R$ 50,00) ...

- fichas para almoço no salão paroquial (R$28,00) ...

- 12h –  Almoço festivo no salão paroquial...

- 14h – Matinê com Odair Cesar e Adelar... com integração dos grupos de terceira idade, dos grupos de mulheres, e das comunidades.........................   às 17h – Sorteio da Rifa...

 

Você pode adquirir os números da Ação Entre Amigos no comércio local, na Secretaria Paroquial e com os festeiros...

 

 
Colabore com a Ação entre Amigos:

- 1º prêmio:  R$ 4.000,00   

- 2º prêmio: R$ 2.000,00   

- 3º prêmio: R$ 1.000,00   

- 4º prêmio: R$ 500,00

- 5º prêmio: R$ 500,00

Venha participar!

Sua presença é motivo de alegria para toda a comunidade paroquial!

Baixar Arquivo