Informativos Paroquiais

Mensagem da liturgia do 4º Domingo da Quaresma

O Evangelho deste 4º Domingo da Quaresma nos apresenta o encontro e o diálogo de Jesus com Nicodemos. Nicodemos procura Jesus. de noite, dificultado pelo medo, mas tocado pela Luz.

Nicodemos era um intelectual, um pensador, um fariseu respeitado e muito sabido nas coisas da religião. Curioso como um filósofo e tímido como um menino. Ele caminha das trevas para a luz. Vai de noite em busca da Verdade, insatisfeito com todas as respostas, vai ao encontro da Luz que é Jesus.

Imagino os acertos e desacertos daquela conversa. Ele que era um fariseu, homem de livros, habituado a olhar orgulhosamente para as boas obras como moeda de troca para a salvação, ensinado a imaginar o mundo como o pórtico do Inferno ou inimigo número um da alma... E Jesus... a ouvi-lo pacientemente até que, no fim, o Mestre o faz olhar para a Cruz, com o olhar da fé. Cruz elevada como a serpente do deserto. Quem olhar para ela, será salvo! Ali, na Cruz, se revela, muito para além do meu pecado e do pecado do mundo, a abundante «riqueza da misericórdia de Deus» (Ef.2,4).

Está tudo ali na Cruz. Na Cruz, o testamento de um Deus que nos ama e nos ama até ao fim, sem nunca desistir de nós. Ali, na Cruz, Deus salvou sem pedir nada em troca. Fomos salvos de graça! Ali, na cruz, Deus entregou o seu Filho. E então foi a hora da verdade, do encontro e do desencontro: uns acolheram o amor e acreditaram. Deixaram-se atrair pelos braços abertos do Crucificado e foram salvos. Outros, com medo de serem descobertos e denunciados nas suas más ações, recusaram, fugiram à luz... E condenaram-se.

Somos convidados nesta Quaresma, como Nicodemos, a sair do escuro e sombrio pecado da noite, em que nos perdemos. Somos convidados a destapar a vergonha do nosso próprio pecado, a enfrentá-lo com coragem, e nos colocar a caminho… para nos expormos diante da Luz de Deus, que veio a este mundo.

E isso podemos fazer diariamente no exame de consciência, antes de dormir, vendo e revendo, na luz de Deus, tudo o que fomos e por onde andamos. Para assim passar da noite para o dia; dia novo, em que serei outro para os outros.

O Sacramento da Reconciliação, ou como chamamos Sacramento da Confissão, em tempo de Quaresma, é também um bom exercício prático da verdade, de confissão humilde das nossas culpas, diante da infinita misericórdia de Deus, que nos restituiu à vida. Trata-se de um frente-a-frente, sem a cortina das nossas ilusões e mentiras.

 

Programação Paroquial:

-Sábado, 10 de março, às 14h, missa com confissões na comunidade Na. Sra. do Caravággio, Linha Progresso. Às 18h, missa na igreja matriz. E às 19h30, celebração matrimonial de Vanderlei Batistoni e Micheli Raldi, na igreja matriz.

-Domingo, 11 de março, às 9h, missa na igreja matriz.

-terça-feira, 13 de março, às 14h, missa com confissões na comunidade Na. Sra. das Graças, Santa Cruz. E às 19h30, missa na comunidade de Santa Catarina.

-quarta-feira, 14 de março, às 14h, missa com confissões na comunidade São Paulo. E às 19h, no Bairro São Vicente.

-quinta-feira, 15 de março, às 14h, missa com confissões na comunidade São Bonifácio, Coxilha Seca.

-E às 19h30, na comunidade de Santo Antônio, em Cruzaltense.

-sexta-feira, 16 de março, Via-Sacra na igreja matriz: às14h e às 19h. Às 16h30, missa no Hospital Municipal.

-Sábado, 17 de março, às 15h, missa com confissões no Bairro São Francisco. Às 18h, missa na igreja matriz.

-Domingo, 18 de março, às 9h, missa na igreja matriz. E às 10h30, missa e festa do Padroeiro na comunidade São José, Lajeado Ipiranga.

 

Grupo de jovens e adolescentes da Paróquia retoma atividades:  A coordenação do Grupo comunica aos seus integrantes, que no próximo sábado, 10 de março, estará retomando suas atividades. O Encontro será no Centro catequético, às 14h. E convida adolescentes e jovens para participar do Grupo. Reforçamos o convite ao grupo de adolescentes pós crisma.

 

Secretaria Paroquial em tempo de férias

Comunicamos que a secretária Juliana estará em férias de 12 a 25 de março; nesses dias, a secretaria estará sem expediente. O atendimento normal voltará a partir do dia 26 de março. 

 

Celebrações e encontros em grupos de famílias em preparação à Páscoa

Renovamos o convite para todos fazerem bem sua preparação para a Páscoa, através da oração pessoal, familiar e comunitária, participando das celebrações litúrgicas, especialmente aos domingos, reunindo-se em grupos de famílias para rezar à luz do tema da Campanha da Fraternidade, participando da via-sacra em sua comunidade.

Participemos também da coleta da Campanha da Fraternidade a ser realizada no sábado e domingo de ramos, dia 24 e 25 de março.

-Não deixemos passar a quaresma em branco! A celebração da Páscoa dependerá de sua preparação.

-O material  dos encontros dos grupos de famílias relaciona o tempo da Quaresma e a Campanha da Fraternidade, que tem como tema: “Fraternidade e Superação da Violência”, e o lema: “Vós sois todos irmãos”. O folheto consta de dois encontros: 1) As formas de violência, suas causas e consequências; 2) Superação da violência. Há também uma sugestão de oração inicial e oração final. Acompanha o subsídio, um cartazete a ser colocado na porta da casa. 

Realizando nossos encontros em preparação à Páscoa, dentro do Ano do Laicato, queremos, como leigos e leigas, estar a serviço do Reino de Deus. Deixemo-nos sempre iluminar pela Palavra e fortificar pela Eucaristia, a fim de sermos luz para superar a violência e sal para temperar a fraternidade.

 Durante a Quaresma participe da Via-Sacra:

Na Igreja Matriz, a oração da Via-Sacra realiza-se em todas as sextas-feiras da Quaresma, em dois horários: às 14h e às 19h. As comunidades divulguem os horários da celebração da Via-Sacra.

 MUTIRÃO DAS CONFISSÕES: Padres se reúnem para atender às confissões nas igrejas matrizes:  Como vem acontecendo há vários anos, os párocos das paróquias da Área se juntam para atender às confissões em preparação à Páscoa. Saiba a programação:

·         dia 16 de março, 6ªf, às 19h, em Entre Rios do Sul;

·         dia 20 de março, 4ªf, às 19h, em Jacutinga;

·         dia 22 de março, 5ªf, às 19h, em Paulo Bento;

·         dia 23 de março, 6ªf, às 19h, na igreja matriz de Campinas do Sul.

 

Quaresma – caminho para a Páscoa: 

Já transcorreu metade da Quaresma, é urgente que aceleremos o passo para a preparação da Páscoa do Senhor Jesus.  Vamos entrando na quarta semana da Quaresma. Nas semanas anteriores nos foi proposto que cuidásseis especialmente do espírito de conversão, de penitência e de oração. 

Gostaríamos de indicar alguns pontos muito concretos, para a vivência de uma Quaresma renovadora:

·         A intensificação da oração: rezar mais.

·         A escuta da Palavra de Deus: especialmente, neste tempo quaresmal, vale a pena ir trilhando o Caminho da Paixão, lendo e meditando os textos dos evangelistas, que narram a Paixão e Morte do Senhor.

·         Campanha da Fraternidade: procurando organizar ou participar dos encontros do grupo de famílias, para refletir também o tema proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano.

·         A mortificação corporal: oferecendo a Deus uma renúncia concreta durante o tempo da Quaresma, algo que realmente nos custe, para podermos sentir o valor de um sacrifício autêntico, em recordação da Paixão do Senhor.

·         A confissão quaresmal: providenciar neste tempo da Quaresma, uma Confissão bem preparada e bem feita, como um sinal autêntico de conversão e de volta para Deus.

·         A Via Sacra: nas sextas feiras da Quaresma, percorrer as 14 estações, meditando a Paixão do Senhor e unindo-se a Ele no mistério da Redenção da Humanidade.

·         As obras de caridade: sendo mais generosos, dentro das nossas reais possibilidades, para com alguma família necessitada, ou alguma pessoa em dificuldade, manifestando uma caridade viva para com aqueles que mais precisam.

Sua Comunidade de Fé tem uma programação especial e espera por você! Participe!

 Viver a Quaresma frente aos desafios e tentações do mundo moderno

A Quaresma é tempo de conversão e sacrifício – jejum, abstinência e esmola -, de revisão e mudança de vida; de escutar com mais atenção a palavra de Deus; tempo de viver o amor de Jesus Cristo traduzido em obras de caridade; é o tempo de se preparar para a celebração da vitória final da graça sobre o pecado e da vida sobre a morte.

Durante estes dias, a oração se torna mais intensa e a penitência mais acentuada, mas como pôr em prática a vivência da quaresma frente aos desafios e tentações do mundo moderno? O arcebispo emérito de Ferira de Santana (BA), dom Itamar Vian, ressalta que a Bíblia fala do jejum, da abstinência, da esmola e cada um dos cristãos deve trazer este ensinamento bíblico para a realidade de cada momento.

“O grande desafio hoje é vivermos realmente um jejum de paz. Com uma Campanha da Fraternidade tendo como tema ‘Fraternidade e Superação da Violência’, a Quaresma deveria ser vivida por cada cristão procurando viver a paz consigo, com os outros, com o meio ambiente e com Deus e, principalmente, tentar superar todas as dificuldades, conflitos familiares, sociais através da vivencia do diálogo. A vivência do diálogo é o grande caminho para conseguirmos a paz na família, na escola e na comunidade”, dom Itamar Vian.

Diante de tantas mazelas vividas no dia a dia da população como a violência, a miséria, a desigualdade social a única esperança para muitos é a graça divina. A questão da violência é um desafio global porque ela tem se manifestado em todos os setores, seja no trânsito, na vivência social, na família e, por isso, o cristão é convocado a participar e contribuir em todas as ações de paz, atos que devem começar sempre na pessoa humana.

“A paz começa em mim, a paz começa em você e esta paz que eu vivo e você vive depois é transferida para o meio escolar e para o meio social. Se nós quisermos viver bem a Quaresma além da penitência física da privação de alimentos ou bebidas, nós precisamos abrir o horizonte para dimensão social. São Tiago nos diz que a fé sem obras é morta”, ressalta dom Itamar.

Ainda segundo o bispo emérito, o jejum praticado, além de contribuir para a vivência em paz, tem uma dimensão social.

“Aquilo que nós deixamos de comer e beber para fazermos jejum não pertence mais a nós, pertence aos pobres. Por isso, o cristão somente realiza o jejum verdadeiro quando ele privando–se de alguma comida e alguma bebida destina esse dinheiro para uma obra social ou para uma família pobre”, destaca o bispo.

A vivência da Quaresma de forma profunda na oração é o caminho que levará os cristãos a participar mais frutuosamente do mistério da Páscoa, que é o mistério central da fé católica: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dom Itamar Vian diz que o grande caminho é a palavra de Deus: “Jesus disse:  ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Não tenham medo, Eu estou todos os dias com vocês'”.

“Na bíblia nós encontramos os mandamentos que não são para prender a liberdade das pessoas, mas são projetos de santificação pessoal, familiar e comunitária. Por exemplo, na beira das estradas, às vezes, encontramos placas que dizem: ‘Respeite a sinalização e tenha uma boa viagem’. Se nós respeitarmos a sinalizações, isto é, os mandamentos, os decretos, as orientações, que encontramos na palavra de Deus, nós teremos uma boa viagem para o céu, mas, para acontecer isso, nós precisamos ler e meditar a Palavra de Deus e cada dia assumir um pensamento da Palavra como um alimento daquele dia, um alimento espiritual”, finaliza.

 

 DO INFORMATIVO DIOCESANO

Bispos, padres e diáconos da Diocese de Erexim implementam Ano do Laicato: Dom José presidiu a primeira reunião do ano dos padres e diáconos da Diocese de Erexim, com a participação de Dom Girônimo, terça-feira, dia 06, no Seminário de Fátima. Entre outros assuntos, a pauta do dia incluiu Ano do Laicato, participação da Diocese na Jornada Mundial da Juventude em 2019, visitas pastorais do Bispo no corrente ano, Curso sobre Pastoral da Consolação e da Esperança, Lar Sacerdotal, questões administrativas, contábeis e trabalhistas e várias comunicações de diversas pastorais.

Atividades do Ano do Laicato: Luiz Tomazelli, membro do Movimento Familiar Cristão da Paróquia de Barão de Cotegipe, pequeno empresário e integrante da comissão diocesana de leigos, relatou o andamento da mesma e apresentou algumas iniciativas que ela propõe para o Ano Nacional do Laicato instituído pela Igreja Católica no Brasil. Entre elas, encontro de leigos a serviço da Igreja em cada paróquia; semana missionária de 12 a 19 de agosto, no contexto da Semana Nacional da Família, com atividade específica das pastorais junto às famílias; encontro diocesano de leigos na tarde do dia 25 de novembro, solenidade de Cristo Rei, no Salão de Eventos da URI.

Questões administrativas, contábeis e trabalhistas: Ildo Benincá, com colaboradores da Cúria Diocesana, expôs relatório financeiro do exercício de 2017 do conjunto da Diocese, da Cúria Diocesana e dos Seminários. Ele apresentou também relatório completo do projeto de revitalização do Santuário de Fátima, registrado em volumoso dossiê que fica para o acervo histórico da Diocese. A equipe comentou requisitos legais em relação a funcionários das secretarias paroquiais, dos Seminários e da Cúria Diocesana, decorrentes da reforma trabalhista, bem como normas jurídicas e contábeis.

Participação da Diocese na Jornada Mundial da Juventude em 2019: O novo assessor diocesano da Pastoral da Juventude, Diácono Jean Carlos Demboski, em estágio pastoral na Catedral, prestou informações sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude, de 21 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá e a perspectiva de jovens da Diocese participarem. Cada Área Pastoral verá a identificação de um representante ou mais. Ver-se-á também como angariar recursos para as despesas que giram em torno de R$ 4.500,00 por pessoa entre viagem e inscrição.

Visitas pastorais: Dom José referiu que, neste ano, sua visita pastoral será diferente da primeira que realizou, percorrendo a cada ano, todas as comunidades e escolas das paróquias de uma Área Pastoral. No ano em curso, a visita será um encontro dele, acompanhado de colaboradores da Cúria Diocesana e do Coordenador de Pastoral, com todas as lideranças de cada paróquia, numa manhã ou numa tarde, para expor aspectos pastorais, administrativos, jurídicos e contábeis.

Lar Sacerdotal: Preocupação comum de quase todas as dioceses do Brasil é ter local adequado para proporcionar o cuidado necessário a padres idosos e/ou doentes. Este assunto vem sendo refletido há mais tempo na Diocese de Erexim. Por isso, Dom José apesentou um pré-projeto de adaptação de parte do Seminário de Fátima para esta finalidade com orçamento inicial dos custos. A equipe de Pastoral Presbiteral ficou de analisar como encontrar os recursos necessários, que deverão incluir contribuição dos próprios padres, das Paróquias e da Diocese, bem como campanhas específicas para esta finalidade.

Apostolado da Oração da Diocese de Erexim vive “Dia Eucarístico”: Em torno de 700 associados do Apostolado da Oração das Paróquias da Diocese de Erexim participaram de encontro, agora chamado “Dia Eucarístico”, dia 04, terceiro domingo da Quaresma, no CTG Sentinela da Querência. Pe. Paulo Bernardi, Pároco da Paróquia São Pedro de Erechim e assessor diocesano do Apostolado, com equipe de coordenação, conduziu a preparação e a realização do evento que teve palestra e cantos de animação, Hora Santa e celebração eucarística. A parte da manhã, a assessoria foi do Pe. Ezequiel Dal Pozzo, de Caxias do Sul, que refletiu sobre a forma de conduzir a vida e ser pessoa feliz. Como é padre cantor, apresentou diversas de suas canções. No início da tarde, houve a Hora Santa, a adoração e bênção do Santíssimo, conduzida pelo Edinaldo dos Santos Bruno, Pároco de Itatiba do Sul. Na conclusão do encontro, Dom José presidiu missa, concelebrada por 15 padres, com a participação de três diáconos, ministros, religiosas, colaboradores do Sentinela da Querência e todos os membros do Apostolado presentes nesse “Dia Eucarístico”.

Escola Interdiocesana de Diáconos inicia segundo ano escolar: Com aulas sobre o livro bíblico “Atos dos Apóstolos, com Pe. Valter Girelli, a Escola São Lourenço Mártir de formação para o diaconato da Arquidiocese de Passo Fundo e da Diocese de Erexim iniciou as atividades do seu segundo ano escolar nos dias 02 e 03 deste mês, no Seminário de Fátima. Antes do início da aula, Pe. Jair, que coordena a Escola pelo Instituto de Teologia de Passo Fundo apresentou o currículo deste segundo ano que terá 304 horas aula e que enfocará mais diretamente a Igreja, com aulas de Bíblia abordando Atos dos Apóstolos Apocalipse, Mistério da Igreja, Ensino Social da Igreja, tratado sobre a Revelação, Cristo, a Igreja, Nossa Senhora, e escatologia, história da Igreja, moral fundamental e moral matrimonial, teologia da graça, concluindo com um retiro de três dias. Dom José também saudou o grupo e dirigiu sua mensagem de incentivo e encorajamento, destacando a importância dos alunos presentes viverem intensamente este tempo de formação, em vista de serviço qualificado à Igreja, frente aos desafios do mundo atual à evangelização. Chamou atenção para informações distorcidas e críticas infundadas à Igreja, veiculadas também por católicos nas redes sociais.

Pároco de Gaurama celebra jubileu de prata de ordenação presbiteral: Pe. Ivacir Franco presidiu missa de ação de graças por seus 25 anos de ministério presbiteral na noite do dia primeiro último, na igreja São Luiz Gonzaga de Gaurama, onde é Pároco, com a participação de Dom José, que lhe passou a presidência da celebração, de Dom Girônimo, de 27 padres, 4 diáconos, religiosas, muitos ministros, familiares e membros das comunidades daquela Paróquia e de outras nas quais ele trabalhou. Após sua reflexão, Dom José convidou Pe. Ivacir a renovar os compromissos assumidos na ordenação presbiteral há 25 anos. Antes da bênção final, Pe. Ivacir foi saudado pelo Pe. Milton Mattia, de Três Arroios, em nome do padres, e por Celso De Césaro, coordenador do Conselho Econômico da Paróquia de Gaurama. Por fim, o próprio jubilar expressou seus agradecimentos a muitas pessoas, destacando um padre de Porto Alegre, em cuja paróquia fazia estágio no tempo de estudo no Seminário de Viamão e o ajudou muito e os seus padrinhos de ordenação, Gentil e Nilva Balvedi e Lourdes e Henrique Lando (já falecido). Pe. Ivacir é o terceiro dos 4 filhos de Desidério e Nailde Marmentini Franco, residentes na Linha Bela Vista, município e paróquia da Barra do Rio Azul, que antes pertencia ao município e paróquia de Barão de Cotegipe, onde nasceu no dia 06 de março de 1963.  Foi ordenado padre no dia 30 de janeiro de 1993, na igreja N. Sra. do Rosário de Barão de Cotegipe.

Um convite especial: Nesta Quaresma, acompanhemos Cristo em sua fidelidade ao amor que Ele tem por nós! Não deixe de participar das celebrações Quaresmais – da Via-Sacra, nos Encontros de Grupos de Famílias, nas celebrações penitenciais com confissões e na celebração dominical na sua comunidade.


Não esqueça: Você com Deus na celebração da comunidade no domingo,

                          Deus com você durante toda a semana!

 

 

 

Baixar Arquivo