Informativos Paroquiais

Mensagem da Liturgia da Solenidade de Pentecostes

 Das Cinzas da Quaresma, ao fogo do Pentecostes, foram três meses intensos, deste belíssimo Ano Nacional do Laicato! Nestes 50 dias de celebração festiva da Páscoa, procuramos deixar o sopro do Espírito Santo entrar por alguma fresta do nosso coração e reacender em nós a chama da fé.

Celebramos a Solenidade de Pentecostes; grande mistério de nossa fé em que a Paz anunciada pelo Ressuscitado, retorna ao Cenáculo para derramar os dons do Espírito Santo sobre os seus Apóstolos, na presença da Bem Aventurada Virgem Maria.

Pentecostes, festa do Espírito Santo. Festa da Igreja. E é do sopro do Espírito Santo, no coração de cada um dos batizados e na casa da Igreja.

Santo Ambrósio já dizia: “A Igreja é esse navio que navega, bem neste mundo, ao sopro do Espírito Santo, com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas”». E disse São João Paulo II: “O Espírito é como o vento que sopra a vela da grande barca da Igreja”. ...  “Esta vela da barca da Igreja vale-se de outras inúmeras e pequenas velas, que são os corações de cada um dos batizados”. Neste sentido, cada um é desafiado a içar a própria vela, e a desfraldá-la com coragem, para permitir ao Espírito agir, em si e a partir de si, com toda a Sua força renovadora. Na medida em que cada um deixar o sopro do Espírito agir, na sua própria vida, na vela da sua própria fé, oferecerá também o melhor contributo à missão da Igreja, para que esta navegue, sem medo, nas águas agitadas da história. No meio das tempestades, que, por certo, nunca faltarão, tenhamos a confiança de que, nesta barca, está o Senhor! Esta barca da Igreja não é minha, não é nossa, não é de ninguém em exclusivo. Mas é d’Ele. Por isso, o Senhor não a deixa afundar! É Ele que a conduz.

Neste dia de Pentecostes, gostaria simplesmente de vos dizer isto: Invocai o Espírito Santo! E Ele virá, dos quatro ventos, com o seu sopro, reacender a vossa fé. E impelir a barca da Igreja, na aventura da missão!

 

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Sabedoria, concedei-nos a graça de apreciar e estimar os bens do céu e mostrai-nos os meios para alcançá-los.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Entendimento, ilumina nossas mentes a respeito dos mistérios da salvação, para que possamos compreendê-los perfeitamente e abraçá-los com fervor.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Conselho, inclina nossos corações a atuar com retidão e justiça para benefício de nós mesmos e de nossos semelhantes.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Fortaleza, fortalecei-nos com tua graça contra os inimigos de nossa alma, para que possamos obter a coroa da vitória.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Ciência, ensinai-nos a viver entre as coisas terrenas para assim não perder as eternas.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Piedade, inspirai-nos a viver sóbria, justa, e piedosamente nesta vida, para alcançar o céu na outra vida.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Temor de Deus, para que reconheçamos nossos limites humanos, nossas infidelidades, diante da grandeza do amor e da bondade do Senhor.

 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,  como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Divino Espírito Santo, enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. - E renovareis a face da terra.

Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém.

Coleta em favor de Projetos Missionários: Na festa de Pentecostes, neste domingo, 20 de maio, as comunidades católicas das Dioceses do Rio Grande do Sul  realizarão uma coleta em favor dos projetos missionários por elas mantidas em Moçambique (na África) e na Amazônia, em nosso País.

            É um gesto solidário para ajudar missionários engajados em projetos que levam a mensagem de Deus e que procuram trabalhar na recuperação da dignidade de muitas pessoas e na inclusão social. Lembramos para as equipes de liturgia que esta coleta seja motivada em cada comunidade da paróquia de Campinas, e depois encaminhada à secretaria paroquial.

 

Programação PAROQUIAL da semana:

- Sábado, 19 de maio: às 18h, missa na igreja matriz;  às 19h30, missa das bodas de prata matrimonial de Paulo e  Flávia Maccari, na comunidade de São Paulo.

- Domingo, 20 de maio:  às 9h, missa na igreja matriz; às 10h30, missa e festa na comunidade São Roque, Cruzaltense.

- Segunda-feira, 21 de maio:  às 18h30, Terço dos Homens na igreja matriz.

- Terça-feira, 22 de maio: às 18h, terço na igreja matriz e em seguida a novena perpétua de Na. Sra. das Graças.

- Sexta-feira, 25 de maio: às 15h, Terço da Misericórdia, na igreja matriz.

- Sábado, 26 de maio: às 18h, missa na igreja matriz; às 19h30, celebração matrimonial de Éverton Slomp e Andressa Martinazzo, na igreja matriz.

- Domingo, 27 de maio:  às 9h, missa na igreja matriz; às 10h30, missa e festa da padroeira na comunidade Na. Sra. do Caravággio, Linha Progresso.

 

Oração do terço na igreja matriz Nossa Senhora dos Navegantes:  Todos os dias durante o mês de maio, está acontecendo  a oração do terço na igreja matriz de Campinas do Sul. Cada dia, o terço é coordenado por um grupo de Zeladoras das Capelinhas e seu grupo de famílias, ou um grupo pastoral. Durante a semana o terço será às 18h, aos sábados às 17h30, e aos domingos às 8h30. Você e sua família são convidados  especiais.

Como já é costume, vamos fazer, durante o mês de maio, um jardim de flores aos pés de Nossa Senhora, manifestando nosso amor e carinho para com a Mãe de Jesus e nossa mãe. As pessoas são convidadas a levarem flores para a igreja...

Para a próxima semana:

 

20 - Domingo: Grupo de Famílias das Zeladoras: Dilce Barbieri - Ieda Smiderle e Nadir Ducatti - Cledir Ceccato Sacardo - Pastoral da Criança

21 - Segunda-feira: Terço dos Homens 

22 - Terça-feira: Novena Perpétua de N. Sra. das Graças

23 - Quarta-feira: Grupo de Famílias das Zeladoras: Silvane Boniatti e Pierina Cofferi - Geni Barichello - Fátima de Amaral de Garais - Mari Feronatto e Nilce Aimi Lorenzzi

24 - Quinta-feira: Grupo de Famílias das Zeladoras: Isolde Cleirê Dall’Agnol e Ivani Rizzi - Terezinha Salete Baldissera e Isabel Sandri

25 - Sexta-feira: Grupo de Famílias das Zeladoras: Eva Portes Schwalbert e Teresinha Alba Zanella - Elzira Simanski - Grupo de Jovens e Adolescentes

26 - Sábado: Grupo de Famílias das Zeladoras: Grasiela Simanski e Nelci Conte - Conselho Econômico - ECC

27 - Domingo: Grupo de Famílias das Zeladoras: Helena Camerini e Neide Sacon - Elenir Tramontina - Ivone Strapasson

28 - Segunda-feira: Grupo de Famílias das Zeladoras: Maria Helena Longo dos Santos e Marcia Gotardo - Irma Battisti Rosane Conte Bortolin

29 - Terça-feira: Novena Perpétua de N. Sra. das Graças

30 - Quarta-feira: Grupo de Famílias das Zeladoras: Sirlene Remor - Zélia Mezaroba e Zenilde Santin - Maria Portela e Alessandra Sadoski - Ministros

 

Preparação para o Matrimônio: O encontro de preparação ao Matrimônio, na paróquia de Campinas, vai acontecer no dia 26 de maio, em Campinas do Sul, no Centro Catequético. Jovens que estão pensando em casar-se neste ano ou no próximo, aproveitem este encontro de preparação. As Inscrições devem ser realizadas na Secretaria Paroquial. O próximo encontro de preparação ao matrimônio será em Jacutinga no segundo semestre, no mês de setembro.

 Corpus Christi – Festa do Corpo de Deus: Uma comemoração jubilosa da Eucaristia. Já é conhecida a tradicional procissão de Jesus Eucarístico pelas ruas, uma homenagem pública de fé e de reconhecimento a Jesus que, no sacramento da Eucaristia nos deixou como sinal do seu amor, o seu Corpo e Sangue como alimento para sustento da nossa vida e missão cristã no mundo.

A celebração de Corpus Christi será na quinta-feira, dia 31 de maio, às 9h15, na igreja matriz de Campinas do Sul. Em seguida se fará a procissão em torno da praça, proclamando a nossa fé na presença real de Cristo na Eucaristia. E na chegada da procissão a Bênção do Santíssimo.

Em Cruzaltense, a procissão e a missa de Corpus Christi será às 14h.

Preparação para o Batismo: O próximo encontro de pais e padrinhos em preparação ao Batismo será no dia 02 de junho, num sábado, às 14h, no Centro Catequético. Inscrições na Secretaria Paroquial.

O encontro é para pais e padrinhos de Batismo. Portanto, os pais que tiverem criança a ser batizada no decorrer do ano procurem convidar os padrinhos em tempo, não deixando para a última hora.

Mais uma vez lembramos as Diretrizes Diocesanas quanto às condições para escolher alguém para ser padrinho ou madrinha: tenha completado 16 anos, seja pessoa católica e tenha recebido os três sacramentos da Iniciação: Batismo, Crisma e Eucaristia.

Dia 08 de junho – Dia do Sagrado Coração de Jesus: A coordenação do Apostolado da Oração da Paróquia Nª Sª dos Navegantes tem a grata satisfação de convidar todos os membros do Apostolado da Oração, da matriz e de todas as comunidades, bem como os devotos do Sagrado Coração de Jesus, para participar do Encontro Paroquial do Apostolado de Oração.  

Dia: 08 de junho,  às 13h30, na Igreja matriz em Campinas do Sul.

Contamos desde já com a presença de todos os membros do Apostolado da Oração de sua comunidade. Lembramos aos grupos para trazerem os estandartes e os membros do Apostolado da Oração não esquecer das  fitas e unidos em só coração vamos fazer desse encontro uma festa de oração.

 Missas nas comunidade  no mês de  junho/2018

1º de junho, 6ª-feira, 19h30, Oratório Santo Antônio - Linha Guarani

02 de junho, sábado, 14h, São Paulo

03 de junho, Domingo, 10h30, São Francisco – Linha Dez – FESTA da comunidade

05 de junho, 3ª-feira, 14h, Na. Sra. do Monte Claro – Rio Liso

06 de junho, 4ª-feira, 19h, São Caetano –  Boi Branco

07 de junho, 5ª-feira, 14h, Na. Sra. das Graças – Princesa Isabel

09 de junho, sábado, 14h, Na. Sra. de Lourdes  – Cruzaltense

10 de junho, Domingo, 10h30, Santo Antônio- Cruzaltense – FESTA do padroeiro

12 de junho, 3ª-feira, 14h, Santa Lúcia – Linha Creoula

12 de junho, 3ª-feira, 19h, Na. Sra. do Carmo – Canarinho

13 de junho,4ª-feira, 14h,Santo Antônio – Cruzaltense

13 de junho, 4ª-feira, 19h, São Bonifácio – Coxilha Seca

14 de junho, 5ª-feira, 14h, Na. Sra. de Lourdes – São Pedro

14 de junho, 5ª-feira, 19h,Bairro São Vicente

15 de junho, 6ª-feira, 19h, Na. Sra. das Graças – Santa Cruz

16 de junho, sábado, 15h, Bairro São Francisco

17 de junho, Domingo, 10h30, Oratório Santo Antônio – Linha Dalla Rosa – FESTA do padroeiro

20 de junho, 4ª-feira, 14h, São Roque – Cruzaltense

20 de junho, 4ª-feira, 19h, São José – Lajeado Ipiranga

21 de junho, 5ª-feira, 14h, Na. Sra. do Caravágio – Linha Progresso

23 de junho, sábado, 14h, Santa Teresinha – Carafá

24 de junho, Domingo, 10h30, Santa Catarina – FESTA da comunidade

 

Baixar Arquivo