Notícia

Comunidade brasileira nos EUA celebrará Virgem Aparecida com inauguração de oratório

Enquanto no Brasil o Santuário Nacional de Aparecida já está vivendo a festa da padroeira com expectativa de grande fluxo de fiéis no dia 12 de outubro, nos Estados Unidos, uma comunidade de brasileiros também celebra a Mãe de Deus e dedicará a Ela um presente especial este ano: a inauguração de um oratório.

Trata-se da comunidade brasileira que vive em Tampa, na Flórida, e frequenta a Paróquia de St. Paul (São Paulo), onde semanalmente é celebrada a Santa Missa em português.

A brasileira Kátia Scoz vive há dez anos nos Estados Unidos e frequenta a igreja de St. Paul. Segundo ela, “ideia da construção do Oratório sempre foi algo que estava presente nos corações e orações da nossa comunidade”.

“Nosso Pároco, Padre Bill Swengros, acolheu a ideia e abriu espaço para nossa comunidade e para a comunidade indiana, a qual é devota de Nossa Senhora da Boa Saúde”.

Assim, escolheram como espaço para a construção do oratório uma área dentro do campus da Igreja de St. Paul perto da fonte. “O local – detalhou – deve acolher quatro oratórios, três deles já construídos: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Boa Saúde, Nossa Senhora do Leite”, sendo esta última “padroeira da cidade de St. Augustine, onde foi construída primeira igreja católica dos Estados Unidos, o berço do catolicismo americano”.

Fiéis participam da novena a Nossa Senhora Aparecida em frente ao oratório / Foto: Cortesia Gabriel Hohol

O design do oratório, conforme explicou, foi elaborado “com o intuito de lembrar a arquitetura do Santuário Nacional de Aparecida” e o nicho para receber a imagem da Virgem “foi replicado para trazer à mente o nosso Santuário no Brasil, onde a imagem está lindamente exposta”.

Além disso, exibe uma pintura didática narrando o momento em que os pescadores encontraram a imagem, feita pelo artista Arnel Artus. De acordo com o pároco, Pe. Bill Swengros, “a ideia é que as futuras gerações conheçam como nasceu a devoção por Nossa Senhora Aparecida”.

A grande inauguração do oratório acontecerá no dia 12 de outubro, solenidade de Nossa Senhora Aparecida, quando “Padre Bill irá aspergir com água benta, ungir com o óleo sagrado e abençoar o oratório, em seguida haverá uma Missa solene”.

Para este oratório, a comunidade brasileira recebeu de presente do Santuário Nacional de Aparecida uma réplica originam da imagem de Nossa Senhora Aparecida, enviada por correio e que ficou bem guardada até a conclusão da obra.

“Creio que o oratório aumentará nossa fé, temos agora um pedacinho do Brasil aqui em EUA, lugar especial onde podemos rezar, acendermos uma vela, oferecermos flores à Nossa Mãe Aparecida”, declarou Kátia.

Para esta brasileira, será um espaço onde poderão “fazer nossos pedidos, contar a Ela nossas preocupações e necessidades”, pois “Ela é a nossa grande intercessora junto a Jesus”.

A devoção à Nossa Senhora Aparecida

A presença de Nossa Senhora Aparecida entre essa comunidade brasileira nos Estados Unidos se faz viva semanalmente, passando pelas casas das famílias.

“A imagem de Nossa Senhora Aparecida participa da procissão de entrada” das Missas, “sendo carregada pela família que a levou para casa na semana anterior”, contou Kátia Scoz. Assim “Nossa Senhora visita a grande maioria das famílias durante o ano”.

“Acreditamos que este gesto de receber Nossa Senhora na casa dos fiéis demonstra a acolhida de Nossa abençoada Mãe nos corações das famílias”, acrescentou.

Em outubro, a comunidade realiza a novena a Nossa Senhora Aparecida, prática que teve início há três anos. De acordo com Vanessa Hohol, responsável pela novena, o “intuito é divulgar a novena e espalhar a devoção. São nove dias especiais de muitas bênçãos e graças”.

E, no dia 12 de outubro, acontece a grande festa da padroeira do Brasil. Para este ano, por exemplo, Kátia adiantou que a coordenadora de eventos, Claudete Marcal, já “está preparando as crianças para que todas vestidas de branco cantem louvores e ofereçam rosas à Nossa Senhora”.

Além disso, assinalou, a comunidade brasileira “é muito ativa em vários ministérios da paróquia”. “Creio que os americanos conseguem ver algo diferente na nossa alegria de servir à igreja. Eu, pessoalmente, penso que eles conseguem ver a mão de Nossa Senhora em tudo que fazemos servindo à igreja e ao próximo”, completou.

Quanto ao oratório dedicado à Nossa Senhora Aparecida no campus desta igreja, este fica “perto da fonte, ao ar livre” e “o local é accessível a qualquer hora do dia e da noite”.

Finalmente, Kátia deixou um convite a todos os fiéis, de modo especial os brasileiros que vivem ou visitam os Estados Unidos “a fazerem-nos uma visita, assistir nossa Missa em português e dedicar um precioso tempo com a Mãe de Deus”.

As Missas em português na Igreja de St. Paul são celebradas todos os sábados, às 19h. O endereço é 12708 N. Dale Mabry Hwy, Tampa, FL 33618.

Fonte: ACIDigital