Notícia

Prosseguindo sua visita pastoral às Paróquias da Diocese, Dom José, com membros da Cúria Diocesana, esteve em Jacutinga na noite desta segunda-feira para encontro com lideranças de todas as comunidades daquela Paróquia.

Pe. Olírio, Pároco local, acolheu o Bispo e os que o acompanhavam, Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese, Cleusa Jacoboski do setor de contabilidade da Cúria, Tânia Madalosso, coordenadora diocesana da animação bíblico-catequética.

Saudando os participantes do encontro, Dom José falou de atividades do Regional Sul 3 da CNBB na próxima semana em São Leopoldo: reunião dos bispos, dos bispos e provinciais e assembleia da Ação Evangelizadora das Arquidioceses e Dioceses do Estado.

Tânia Madalosso Referiu o processo de iniciação à vida cristã que está sendo desenvolvido na Diocese, dando oportunidade para perguntas e esclarecimentos dos presentes.

Pe. Bonetti ressaltou a forma especial da visita pastoral do Bispo neste ano indo a todas as paróquias para este encontro com as lideranças das comunidades. Depois mencionou os encontros de formação permanente de agentes de pastoral, referindo-se especialmente ao recente encontro de ministros e ministras da Área Pastoral de Jacutinga em Campinas do Sul com mais de 140 participantes com reflexão sobre a natureza e a celebração das exéquias, o velório e a celebração litúrgica de corpo presente.

Dom José voltou a falar, destacando a ação evangelizadora “cada comunidade, uma nova vocação”, apresentando vídeo motivacional. Lembrou desafios, falhas e dificuldades enfrentadas pela Igreja, sinais da fragilidade humana, que devem ser superadas por um processo de purificação com oração e esperança.

Cleusa Jacoboski destacou a importância e a necessidade da observância de normas básicas e da transparência em todas as ações das comunidades em relação a construções e manutenção dos bens das comunidades.

Por fim, Dom José insistiu na importância de as comunidades estarem amparadas pelo seguro patrimonial de seus bens. Deu informações a respeito de obras diocesanas realizadas e a serem executadas. Em relação à revitalização do Santuário, será realizada a última etapa, a construção da capela da reconciliação no espaço interno do Seminário, para confissões e aconselhamento. Parte do Seminário será adaptada para acolher padres idosos e/ou doentes. Agradeceu a todos os benfeitores e as comunidades pelo seu esforço em manter viva a fé e a vida fraterna.

Durante o encontro, Pe. Bonetti registrou o aniversário de ordenação presbiteral de Dom José nesse dia 28 de maio, em Uraí, PR, completando 30 anos de ministério.