Veja detalhes sobre o Sínodo da Amazônia

O Portal A12.com conversou com o Bispo de Roraima, Dom Mário Antonio da Silva, que contou um pouco sobre do que se trata a “Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Panamazônica” ou simplesmente o Sínodo da Amazônia, como é conhecido popularmente e tão importante para toda a Igreja.

O objetivo central deste sínodo foi definido pelo próprio Papa, já no momento do seu anúncio dia 15 de outubro, na Praça São Pedro, após a Santa Missa em que foram canonizados diversos santos, entre eles, os Protomártires do Brasil, trucidados por sua fé em 1645 é encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro, também por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de importância fundamental para nosso planeta”.

Em dois enfoque distintos, o Sínodo na Amazônia quer também:

- Atualizar e revigorar a evangelização com “novos caminhos”

- Cuidar da Casa Comum

O objetivo aponta também para fortes prioridades

- Evangelização

- Defesa e promoção, para que sejam respeitados, dignificados e voltem a ser sujeitos de sua própria história.

Outro desafio é a inculturação da fé nas culturas indígenas. As expetativas também de lima Igreja que cuida da casa comum, a criação, defende a floresta amazônica e os direitos dos povos indígenas.

Não deixe de assistir o vídeo para ver outras informações.

Fonte: ACIDigital