Voz da Diocese

Escutar a Palavra de Deus!
30/09/2018

Estimados Diocesanos! Neste último domingo do mês de setembro, a Igreja Católica no Brasil celebra o Dia Nacional da Bíblia. É bonito poder celebrar a presença da Palavra de Deus, que orienta a nossa vida de fé e a vida da comunidade orante, que sabe colocar-se na escuta do Senhor através da sua palavra.

Com o avanço das novas tecnologias e a popularização dos Meios de Comunicação Social, ficou mais fácil e acessível poder ter o texto da Sagrada Escritura e também ouvi-la, mesmo nos lugares mais distantes e isolados do nosso país.

Mas ouvir por ouvir a Palavra de Deus muda pouca coisa na nossa vida de cristãos. Quando, porém, tivermos a coragem de perguntar: O que ela diz para a minha vida? O que o Senhor Jesus quer de mim? – Estaremos abrindo o coração para colocar-nos na escuta de Deus, em grande oportunidade que ele nos oferece para começamos a percorrer um caminho de discípulos que querem estar próximos do Senhor, através da sua Palavra encarnada e testemunhada na nossa vida de fé, comprometida com os valores do Reino anunciado por Jesus. Através da Palavra, Deus fala ao nosso coração de filhos e filhas. Através da oração na Palavra, podemos percorrer o caminho de encontro pessoal com Jesus Cristo. Ele quer tocar o nosso coração e nos falar do seu amor e da sua misericórdia.

Num mundo onde vivemos correndo atrás de compromissos, parece não soar bem a atitude de parar para escutar o Senhor que nos fala através da sua Palavra. São Francisco de Assis dizia aos seus companheiros que deviam aprender com as pedras o valor do silêncio. É importante o silêncio da boca para aprender a valorizar o silêncio do coração, que guarda a Palavra, para aprender a falar depois com a Palavra de Deus.

Quando uma pessoa aprende a escutar de forma assídua e pessoal a Palavra de Deus, torna-se capaz de escutar a si mesma, a realidade, a história e o outro. Quando aprendermos a escutar a realidade e a história, poderemos, através delas, reconhecer os sinais da presença de Deus e a discernir a sua vontade para com cada um de nós.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon - Bispo Diocesano de Erexim.

- Dom Frei José Gislon