Voz da Diocese

Lições de vida
04/11/2018

Lições de vida

Estimados Diocesanos! Recordamos e celebramos, como Igreja, comunidade de fé, que acredita na vida e na ressurreição dos mortos, o dia de todos os fiéis defuntos. Todos nós já vivemos a experiência da perda de um ente querido, ou tivemos amigos que partiram, para viver na paz a espera da ressurreição para a vida plena na casa do Pai.

Não é fácil aceitar que o ciclo da vida pode ser interrompido muitas vezes de forma prematura, abrupta e repentina, nos afastando de pessoas que amávamos, destruindo sonhos e projetos que havíamos construído e imaginávamos que durariam para sempre.

Por princípios cristãos, defendemos que a vida é sagrada, é dom de Deus, embora nem sempre seja valorizada ou cuidada como deveria. Podemos dizer também que ela é um caminho, que cada um de nós percorre, entre sorrisos e prantos, esperanças e desilusões, encontros e desencontros. Mesmo assim, vale a pena viver para poder contemplar o brilho das estrelas na noite escura, o raio do sol que nos apresenta um novo dia, as gotas da chuva que saciam a sede da terra e dão vida à natureza, o sorriso de uma criança e a serenidade no olhar de quem já percorreu um longo caminho, mas não perdeu a esperança no amanhã.

O ser humano vê diariamente a sombra da morte, mas traz dentro de si “a luz divina”, a esperança da vida. A esperança é aquilo que nos permite  enfrentar as provas da vida, como também atravessar as trevas da morte, sem deixar-se abater, recordando que a imortalidade é o triunfo final da comunhão entre a nossa humanidade e a mesma vida divina.

Quantas pessoas que nós amávamos já partiram para celebrar a Páscoa definitiva! Partiram, mas continuam presentes no nosso coração, porque marcaram profundamente a nossa vida, pelo testemunho de fé, pela simplicidade e disponibilidade em servir, na família e na comunidade. Percorreram o caminho da vida no anonimato, mas nos deixaram como herança bonitas lições de vida, marcadas pela fé e gratidão a Deus, amor e respeito à família e à Igreja comunidade. Aos que partiram pedimos: Dai-lhes Senhor o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon - Bispo Diocesano de Erexim

- Dom Frei José Gislon