Voz da Diocese

Peregrinos que anunciam Jesus!
14/10/2018

Estimados Diocesanos! O mês de outubro é marcado por várias romarias aos Santuários dedicados à Virgem Maria, Mãe de Jesus, da Igreja e nossa. No cultivo da religiosidade popular, o Santuário Nacional de Aparecida e os Santuários Diocesanos têm-se revelado um importante local de encontro e espiritualidade para o povo de Deus do Brasil, nas Dioceses e regiões.

Na vida, todos nós somos peregrinos e peregrinas, e temos a graça de poder alimentar a nossa vida de fé, participando também das romarias, diocesanas e outras. A fé que está no coração dos filhos e filhas de Deus precisa continuamente ser alimentada, através da Palavra de Deus e do Pão da Eucaristia, Cristo Jesus. Seguir e anunciar o Senhor requer disponibilidade de coração, a exemplo de Maria. Ela não só O acolheu como “Verbo” palavra, mas o anunciou ao mundo, com o coração cheio de alegria e esperança. No seu peregrinar, aprendeu a ser discípula do Senhor sem deixar de ser Mãe consoladora, com sua presença silenciosa diante da cruz, como fazem tantas mães diante do sofrimento que toca a vida dos seus filhos.

Junto à cruz, em sua maternidade, por vontade de Jesus, Maria acolhe o discípulo amado, João, como filho, e, através dele, todos os filhos e filhas de Deus, redimidos pelo Senhor. Maria é a nova Eva, mãe da nova humanidade, renascida pelo amor misericordioso do Pai, concretizado no gesto de amor de Jesus na cruz. Como mãe e discípula do Senhor, ela acolhe em seu coração todos aqueles e aquelas que peregrinam neste mundo e buscam encontrar o Senhor Jesus, caminho verdade e vida que os conduz à casa do Pai.

Na casa da Mãe, todos somos filhos e filhas, e a sua presença materna, amorosa e acolhedora nos ajuda a aliviar o cansaço, a restabelecer a esperança e a curar as feridas da alma e do corpo, que a falta de amor, perdão e incompreensões provocam na nossa vida. Ela nos acompanha como mãe no caminho da cruz, para encontrar o Senhor Jesus, mas também na responsabilidade da missão, de romeiros e romeiras, discípulos e discípulas que anunciam ao mundo com alegria e esperança que o Filho de Maria de Nazaré é o Senhor Jesus o Filho de Deus. Este mês das missões nos lembra justamente isto, somos todos enviados a anunciar o Evangelho da paz.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon - Bispo Diocesano de Erexim

- Dom Frei José Gislon