Voz da Diocese

Servidores do Senhor
05/08/2018

Estimados Diocesanos! A Igreja nos convida a refletirmos como comunidade de fé sobre o dom da vocação, mais especificamente neste mês de agosto, conhecido como o mês vocacional. A vocação para os ministérios ordenados, para a consagração religiosa, masculina e feminina, junto com as novas comunidades, contribui para a vitalidade missionária e da Igreja nos cinco continentes, sem esquecer ou menosprezar o grande trabalho realizado nas áreas da educação e da saúde na dimensão caritativa.

A Igreja no Brasil está empenhada na divulgação da Ação Evangelizadora: “Cada comunidade uma nova vocação”. O eixo central desta ação é o envolvimento de todas as comunidades, pastorais e movimentos na oração pelas vocações. “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”.

O primeiro domingo de agosto é dedicado à vocação sacerdotal. A missão do presbítero, homem de Deus ao serviço do seu “rebanho”, deve ter as marcas do Senhor que o chamou para exercer este “ministério serviço”. Mesmo com tantas contradições e desafios de cada tempo da história da humanidade e na vida da Igreja, comunidade de fé, a missão de anunciadores do Reino não perde seu valor, nem deve deixar de ter um caráter profético. Muitas vezes, temos muitas palavras para criticar quem erra, mas esquecemos de valorizar aqueles que estão na comunidade, consumindo a vida no dia a dia, para estar junto ao povo de Deus nos momentos de alegria e de dor que a vida nos apresenta.

Que Jesus, o Divino Mestre, dê aos nossos sacerdotes a força para carregar a cruz, principalmente diante das fadigas, das incompreensões e dos sofrimentos que suportam para viver o mandamento do amor serviço, com caridade, compaixão e ternura, junto ao povo de Deus. Que no limiar da vida, depois dos muitos anos dedicados ao serviço do Reino, não sejam tomados pelo medo da insegurança e do abandono, mas possam ser acolhidos e amparados num lugar digno, que lhes permita manter contato com os familiares, a família presbiteral e o povo de Deus a quem serviram ao longo de muitos anos de ministério.

Tende todos um bom domingo.

Dom José Gislon - Bispo Diocesano de Erexim

- Dom Frei José Gislon