Galeria de Fotos

Com missa às 06h30 desta sexta-feira, Diocese inicia novena de sua Romaria de Fátima

No dia 02 de outubro, dia dos Anjos da Guarda, primeira sexta-feira do mês às 06h30, no Santuário, Pe. Valter Girelli, Reitor do Seminário e do Santuário, presidiu missa do primeiro dia da novena da 69ª Romaria de Fátima da Diocese de Erexim. A missa foi concelebrada pelo Pe. Giovani Momo, formador do Curso Propedêutico, Coordenador da Pastoral Vocacional e do Lar Sacerdotal, e teve animação dos cantos do Pe. José Carlos Sala, Pároco da Paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico, Erechim, integrante da Comissão Diocesana de Liturgia, Música e Arte Sacra, compositor do hino desta Romaria, como de diversas outras.

Em sua homilia, Pe. Valter referiu-se à situação excepcional da Romaria deste ano. Por causa da pandemia, ela terá participação presencial restrita de devotos e tem programação um pouco diferente. Mencionou o tema e o lema da Romaria – Com Maria, cuidar da vida e da saúde – “Coragem tua fé te salvou”. O tema está ligado à Campanha da Fraternidade que tratou da vida, dom e compromisso. Lembrou que no início de outubro, a Igreja Católica no Brasil vive a Semana Nacional da Vida. O tema é motivado também pela pandemia Covid-19, que afeta a saúde do mundo inteiro. Nesta situação angustiante que vem vindo desde o início do ano, é confortador lembrar a palavra de Cristo àquela mulher doente havia 12 anos e que procurou tocar nas vestes dele na certeza de ser curada: “Coragem, tua fé de salvou”. Citou as intenções da Romaria: - para proclamarmos, com Maria, as maravilhas de Deus em nossa Diocese em seus 50 anos e para sermos sempre mais Igreja de comunhão e participação; - para vencermos, com o auxílio N. Sra. de Fátima, as consequências da pandemia Covid-19, com permanente cuidado com a vida e a saúde; - para que, com a graça divina e a nossa solidariedade, os doentes e idosos se sintam fortalecidos na esperança e os seus cuidadores e profissionais da saúde, revigorados no serviço a eles. Destacou a recomendação de São Paulo a Timóteo, conforme a leitura da missa, de renovar o dom de Deus que havia recebido e que a Romaria é justamente tempo de renovação espiritual. Em relação ao Evangelho proclamado, narrando a presença de Jesus na sinagoga, quando diz que viera para anunciar a boa nova aos pobres, dar vista aos cegos, fazer os surdos ouvir, os coxos andar e proclamar o ano da graça, ressaltou que a Romaria é tempo especial da graça divina. Observou que não se pode apenas apresentar a Maria pedidos de ajuda por necessidades diversas, mas também perguntar a ela o que espera de cada um de seus devotos. Ela sempre está perto de todos e neste ano, de modo especial, como muitos que gostariam de estar no seu Santuário não poderão, ela chega à casa de cada um com mensagem de esperança e de conforto. Exortou a todos a abrir-lhe a porta do coração e da casa para acolher sua visita.

Às 12h, haverá a oração do Ângelus. Às 20h, procissão de carros, partindo da Catedral São José, com missa na chegada ao Santuário.

A missa da manhã e o Ângelus têm transmissão pelo Facebook e pelo canal do Yotube do Santuário. A procissão e a missa da noite serão transmitidas pelos mesmos meios e por diversas rádios, entre elas, Virtual FM, Difusão AM e FM, Aratiba e Tchê Erechim.