Informativo Diocesanos

Informativo
10/11/2019

 

DIOCESE DE EREXIM                                                  

SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: secretariado@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Ano 23 – nº. 1.229 – 10 de novembro de 2019

 

Agenda Semanal: - Neste domingo, às 10h, crismas na igreja N. Sra. de Fátima, Entre Rios do Sul, com bênção da reforma do salão de eventos; 10h30, missão canônica de Maria Silva Morais, na comunidade São João Batista, Usina, Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas; no mesmo horário, missão canônica de Marilene Lando, Neusa Giacomelli e Carmen Inês Isotton na comunidade Santo Antonio, Km 14, Paróquia da Catedral São José; festa das capelinhas na sede paroquial de Gaurama; encontro celebrativo dos 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa em Curitiba, PR.

Sábado, às 08h, abertura do encontro da Infância e Adolescência Missionária dos 3 Estados do Sul do País, no São de Eventos do Seminário de Fátima; às18h, crismas na igreja Santo Antonio, Jacutinga.

17, 33º DTC-C, Terceiro Dia Mundial dos Pobres (instituído pelo Papa Francisco na Carta Apostólica Misericordia et misera, de 20/11/2016) – às 08h, participação da Infância e Adolescência Missionária dos três Estados do Sul do Brasil na missa no Santuário de Fátima.

Semana da Solidariedade em vista da Terceira Jornada Mundial dos Pobres: Deste domingo ao próximo, dia 17, no Brasil, transcorre a Semana da Solidariedade, com subsídio da Cáritas Brasileira e das Pastorais Sociais da CNBB. Esta Semana tem como objetivo a preparação da Terceira Jornada Mundial dos Pobres, a ser celebrada no próximo domingo, 17, em preparação à solenidade de Cristo Rei, dia 24. Tal comemoração foi instituída pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia, em 2016, exortando a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade, a levar esperança e conforto aos pobres, e a colaborar para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade humana. O subsídio oferece textos para reflexão e sugestões de ações que podem ser realizadas, além de depoimentos que inspiram a reflexão a respeito da situação de vulnerabilidade e da resistência dos empobrecidos na defesa dos seus direitos e garantia de sua dignidade. O Secretário Geral da CNBB, apresentando o subsídio, enfatiza que o Papa Francisco convoca todos a serem evangelizadoras coerentes, semeando sinais palpáveis de esperança. Convida também a pedir a Nossa Mãe Aparecida bênção e força, para animar a todos no caminho da esperança e reforçando a vontade de colaborar concretamente para que os empobrecidos do nosso imenso Brasil possam sentir o calor do nosso afeto, da nossa presença, na busca por uma vida digna para todas as pessoas.

Diocese de Erexim vela e sepulta seu segundo Bispo: Falecido na noite do dia 03, solenidade de todos os santos, Dom Girônimo Zanandréa, segundo Bispo da Diocese de Erexim, foi velado na Catedral São José, segunda-feira, com 4 missas, às 07, às 09, às 11 e às 13h, além da de sua encomendação final, às 16h. Esta, com a Catedral completamente lotada e a animação do canto pelo Pe. José Carlos Sala e o Coral N. Sra. de Fátima, foi presidida por Dom José Gislon, que o sucedeu na Diocese quando se tornou Bispo emérito em 2012 e atualmente Bispo de Caxias do Sul, e concelebrada pelo Arcebispo da Província de Passo Fundo, a quem pertence a Diocese de Erexim, Dom Rodolfo Luís Weber, o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, um dos Bispos auxiliares de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin, mais de 50 padres da Diocese de Erexim, 2 de Passo Fundo, 1 de Vacaria, de Cruz Alta e 2 de Congregações religiosas, com a participação de 9 diáconos. Concluída a celebração, o corpo de Dom Girônimo foi conduzido pelos padres da Diocese de Erexim até o espaço próprio para os Bispos, em anexo à Catedral, com demorada salva de palmas dos participantes.

A reflexão de Dom José: Lembrou o chamado ao sacerdócio de Dom Girônimo, proveniente de família que lhe garantiu os valores fundamentais da fé cristã e da vida humana. Ressaltou que o momento era de louvor e gratidão a Deus pelo ministério presbiteral e episcopal que exerceu com zelo, não só na Diocese, mas também no Regional Sul 3 da CNBB. Citou afirmação do Papa Francisco, segundo o qual a vocação é como um diamante bruto que deve ser lapidado para que brilhe no meio do povo de Deus e Dom Girônimo cultivou a sua e ajudou a lapidar a de diversos seminaristas que ele ordenou presbíteros e homens que ele ordenou diáconos permanentes. Referiu-se à enfermidade que passou e a sua esperança em melhorar. Falou de seu lema episcopal “para que todos tenham vida”, que guiou seu ministério, dom de Deus, não para si mas para o povo. Ele partiu, mas ficou seu legado. Concluiu desejando que a Virgem Maria, da qual foi muito devoto, o acolha na morada eterna e o apresente a seu Filho Jesus, para receber a recompensa de servo bom e fiel.

Manifestações de condolências e solidariedade: O Prefeito Municipal de Erechim, Luiz Francisco Schmidt declarou luto oficial de 3 dias. O de Viadutos e o Presidente da Câmara Municipal enviaram mensagem de pesar. Enviaram também mensagem a Presidência da CNBB, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, o Arcebispo de Porto Velho, o Presidente da Associação dos Filhos do Pai Eterno, diversos outros bispos, padres e comunidades.

Oração por Dom Girônimo e agradecimento a seus cuidadores e cuidadoras: Em nota de falecimento de Dom Girônimo, o Administrador Diocesano pediu que ele fosse lembrado nas missas da semana na Diocese e que sejam rezadas missas de sétimo dia por ele neste sábado e domingo. Ele também expressou gratidão aos médicos, enfermeiros, cuidadores e cuidadoras que acompanharam Dom Girônimo em sua enfermidade, com destaque para o Pe. Cleocir Bonetti, que, em nome da  Diocese, lhe garantiu a melhor assistência possível.

Dados biográficos: Dom Girônimo nasceu no dia 09 de junho de 1936, em Benjamim Constant do Sul. Fez seus estudos na escola da localidade em que nasceu, no Seminário São José de Santa Maria, no Seminário de Fátima de Erechim, no Seminário Maior Na. Sra. Imaculada Conceição de Viamão. Fez Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma / Itália (1983-1985) e Especialização em Filosofia na Universidade de Passo Fundo-RS (1977). Foi ordenado padre no dia 03 de julho de 1964, em Benjamim Constant do Sul e bispo no dia 17 de janeiro de 1988, na Catedral São José de Erechim, por Dom Carlo Furno, Núncio Apostólico. Trabalhou na formação no seminário e na Paróquia da Catedral São José. Foi professor também em Colégio Público, na URI e no ITEPA. Foi Bispo coadjutor, de 1988 a 1996 e diocesano de 1996 a 2012. Como Bispo exerceu algumas outras funções, como Presidente do Patronato Agrícola e Profissional São José de Erexim; Bispo referencial do Setor de Animação Missionária e da Pastoral Familiar do Regional Sul 3 da CNBB; Membro do Conselho Universitário da URI; Presidente da Fundação Rádio São José Ltda.- Rádio Virtual FM. Em 06 de junho de 2012, teve seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese, por motivo de idade, aceito pelo Papa Francisco, tornando-se bispo emérito. Foi nomeado Administrador Apostólico da Diocese até o início do ministério episcopal de Dom José Gislon, em 19 de agosto do mesmo ano.




----- para ler mais, acessar o arquivo