Informativo Diocesanos

Informativo
24/11/2019
DIOCESE DE EREXIM
SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: secretariado@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Ano 23 – nº. 1.230 – 24 de novembro de 2019

Agenda Semanal: - Neste domingo, Solenidade de Cristo Rei, início da Campanha para a Evangelização – reunião da coordenação diocesana da Pastoral da Juventude, no Centro Diocesano; das 08h30 às 16h, retiro da Pastoral da Pessoa Idosa, com missa de encerramento às 15h, na sede paroquial N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, Erechim. 
- Terça-feira,  das 13h30 às 17h, reunião dos agentes da Cáritas, no Centro Diocesano de Pastoral.
- Sábado, às 10h, missa e almoço de encerramento do Curso da Escola Diaconal São Lourenço Mártir; das13h30 às 16h, no Santuário, encontro diocesano para ensaio de canto litúrgico. 
– Domingo, primeiro de Advento, Dia Mundial de Combate ao HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) igreja N. Sra. da Salette, Três Vendas, Erechim, missa da festa da padroeira; romaria de N. Sra. das Graças na sede paroquial Santo Antonio, Jacutinga; crismas na igreja São Tiago, Aratiba.
A missão de Evangelizar e os recursos necessários: A razão de ser da Igreja é anunciar a Boa Nova da Salvação de Jesus Cristo a todos os povos até o fim dos tempos. Para realizar esta sua missão, ela precisa deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, estar sempre “em saída” e contar com os recursos necessários. No Brasil, deste domingo da solenidade de Cristo Rei até o terceiro domingo do Advento, dia 15 próximo, a Igreja Católica realiza a Campanha para a Evangelização com o objetivo de renovar nos fiéis o compromisso do testemunho da fé e motivá-los a garantir recursos para as atividades dela através do dízimo e de coleta específica para esta finalidade. Esta coleta será dia 15 próximo.
Padres e Diáconos da Diocese de Erexim refletem desafios da Evangelização: Em sua última reunião do ano em curso e primeira na vacância episcopal, terça-feira, 19, dia dos mártires das missões, os padres e diáconos da Diocese de Erexim refletiram sobre suas inquietações e expectativas diante da realidade atual. O Administrador Diocesano abriu a reunião fazendo especial menção a Dom Girônimo Zanandréa, falecido no início do mês, com a projeção de algumas imagens dele. Depois da oração inicial e da leitura da ata da reunião anterior, ele e Pe. Maicon Malacarne, Coordenador Diocesano de Pastoral, encaminharam reflexão em grupos e plenário sobre os desafios para a implementação do novo Plano da Ação Evangelizadora e na expectativa da vinda do novo Bispo. 
Expectativas e desafios: Alguns aspectos apresentados pelos grupos em sua reflexão: a carência de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa; a participação das pessoas na vida comunitária face às suas ocupações profissionais, culturais, esportivas e redes sociais, bem como a segurança de suas casas; a organização das comunidades urbanas com sua necessária infraestrutura e a sustentabilidade delas e das rurais com a diminuição constante de seus integrantes; a permanência prolongada de algumas lideranças, a dificuldade da identificação de novas e sua formação permanente; o perfil do novo Bispo, sua compreensão e continuidade da caminhada diocesana; a corresponsabilidade e a unidade de todos na implementação do novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora; retomada da visita pastoral do Bispo com a peregrinação da imagem de N. Sra. de Fátima; revisão e unidade nas diretrizes dos sacramentos; coordenador de pastoral e padres que acompanham setores sem disponibilidade de tempo e condições para as diversas atividades.
Assuntos administrativos: O ecônomo da Diocese, Ildo Benincá apresentou quadro comparativo da evolução do dízimo de janeiro a outubro deste ano e relatório financeiro da Cúria Diocesana, dos setores de pastoral, dos seminários e da Romaria Diocesana. O dízimo teve um crescimento de quase 6% em relação ao mesmo período no ano passado. O resultado líquido da Romaria foi de R$ 191.259, 48. Dos diversos relatórios, sobressaem despesas a saldar provenientes da revitalização do Santuário e Capela da Reconciliação, Lar Sacerdotal e reformas diversas no Seminário. Após a exposição, houve diversas considerações sobre como saldar as mencionadas pendências, como formar um fundo para ajuda às novas comunidades adquirirem terreno e encaminharem a construção de igreja e salas de catequese e encontros, como retomar o grupo dos benfeitores das vocações, como valer-se de alguns imóveis para o investimento em algo que garanta recursos permanentes para as necessidades diocesanas. A equipe de Pastoral Vocacional ficou de ver a retomada dos benfeitores das vocações e o Conselho de Assuntos Econômicos, os encaminhamentos para os outros aspectos considerados. 
Agenda para o próximo ano: Foram previstas datas de reuniões dos padres e diáconos, da coordenação de pastoral, do Conselho Econômico, do Conselho Diocesano de Pastoral, curso anual e retiro dos padres, jubileu de prata presbiteral dos padres Clair Favreto, Cezar Menegat e Valtuir Bolzan e outras. Ressaltou-se que a partir do próximo ano há o Domingo da Palavra, instituído recentemente pelo Papa Francisco para o terceiro domingo do tempo comum. As Paróquias e Setores ficaram de enviar data de seus eventos principais para completar a agenda do próximo ano até o final deste mês.
Avaliação da Romaria de Fátima: Alguns aspectos positivos ressaltados: atuação do grupo de cantos e de animação e o hino; a temática e a sua abordagem nos comentários e homilias; o envolvimento de diversos grupos específicos em cada noite da novena; o espaço da criança com idade delimitada; o grupo para orientação das confissões; a consagração das partículas em cada missa. Alguns aspectos a rever e a melhorar: tempo de algumas homilias; comentários e motivações nas procissões; custo dos alimentos, água e refrigerantes; disponibilização maior de água potável; prever alguns toldos para sombra e proteção da chuva; avisos breves, poucos e dados apenas por quem conduz cada noite da novena e missa campal da Romaria da Criança e do dia da Romaria; caixa ou similar fechado para a coleta nas missas; ornamentação da imagem na Romaria da criança; compenetração dos ministros e forma de servir a comunhão; tempo da encenação das aparições de Fátima; coroação da imagem pelas crianças. 
Reunião da Coordenação Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude: Será no Seminário de Fátima, de 7 a 12 de janeiro do próximo ano, com a presença prevista de 120 pessoas, entre elas os bispos da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. O evento conta com recursos próprios mas não suficientes. Por isso, decidiu-se destinar a coleta das celebrações do último sábado e domingo deste ano, dias 28 e 29 de dezembro, para esta finalidade.
Testamento de Dom Girônimo: Ele deixou testamento público, cujas principais disposições são: doação da sua residência para a Diocese; aluguel de um apartamento para o Lar da Criança; valores que estivessem em bancos, deduzidas as despesas de tratamento da saúde, do funeral, da execução do testamento e a celebração de missas gregorianas em sua intenção e de missas na intenção de familiares falecidos, para a Diocese; o carro para um sobrinho; sua participação social na Sociedade Rádio São José Ltda.- Rádio Virtual FM para um novo membro da mesma. Como não fez destinação específica das roupas de uso pessoal e das vestes litúrgicas, em combinação com familiares, estão sendo doadas à Cáritas e a Paróquias que necessitarem, respectivamente.