Informativo Diocesanos

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: secretariado@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 23 – nº. 1.233 – 15 de dezembro de 2019

Agenda Semanal: - Neste domingo, terceiro do Advento, Ano A, encerramento da Campanha para a Evangelização com a respectiva coleta; às 09h, crismas na igreja N. Sra. dos Navegantes, Campinas do Sul.

- Segunda-feira, às 08h30, no Centro Diocesano, reunião do Colégio de Consultores.

- Quinta-feira, às 20h, encontro ecumênico de Natal na Catedral São José.

- Sábado, às 09h30, na igreja São Francisco de Assis, Mariano Moro, ordenação presbiteral do Diácono Lucas André Stein.

Dom José Gislon ordenará novo padre para a Diocese de Erexim: O Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, estará na Paróquia São Francisco de Assis, de Mariano Moro, no próximo sábado, dia 21, às 09h30, para presidir a ordenação presbiteral do diácono Lucas André Stein. O novo padre nasceu no dia 25 de abril de 1995, na comunidade São José, Rio Branco, Paróquia e Município de Mariano Moro. É filho de Osmar Luis Stein e Noeli Fátima Tenutti, e irmão de Luan Felipe. Ingressou no Seminário de Fátima em 2009, para cursar o Ensino Médio. Em 2012, iniciou a Filosofia no Instituto de Filosofia Berthier, em Passo Fundo. Em 2015, começou o curso de Teologia no Instituto de Teologia de Passo Fundo. Desenvolveu trabalhos pastorais em Paróquias de Passo Fundo e de Erexim. Foi ordenado diácono no dia 03 de fevereiro de 2019, na comunidade São José, Rio Branco, Mariano Moro.

Pároco de Viadutos comemora jubileu de ouro de ordenação presbiteral: No calor do sol escaldante desde cedo, mas muito mais no calor humano e ao som de música, mais de 30 padres, três diáconos, religiosas, leigos e leigas foram se reunindo na igreja Sagrado Coração de Jesus de Viadutos, na manhã do dia 7 passado, véspera da solenidade da Imaculada Conceição de N. Sra. para a celebração do jubileu de ouro de ordenação presbiteral do Pároco daquela Paróquia, Pe. Waldemar Zapelini. A celebração festiva teve um primeiro momento na frente da igreja, onde o jubilar descerrou a placa comemorativa ao evento, fixada numa pedra em forma de tenda, imitando o templo, que ele mesmo providenciou. Depois da apresentação dos padres e de diversos grupos, entre eles familiares do jubilar, vindos de Massaranduba, SC, ele deu início à missa. Após a proclamação da Palavra, grupo da preparação da festa encenou diversos momentos da vida do Pe. Waldemar, representando sua infância, seu trabalho na propriedade da família, cultivando mandioca, fumo e banana, seu despertar para a vocação ao sacerdócio, seu tempo de seminário, sua ordenação. Destaque especial foi dado para a celebração de missa em Brasília, na qual criticou ato discriminatório a um grupo de moradores por parte da segurança pública, que lhe valeu reprimenda pela mesma e restrição a seu trabalho na capital federal. Na homilia, Pe. Waldemar limitou-se a expressar diversos agradecimentos. No final da celebração, os atores da encenação entregaram uma pequena imagem de N. Sra. da Imaculada Conceição aos padres e diáconos. Após a oração conclusiva do rito da comunhão, houve algumas manifestações. Do Conselho Econômico, entregando brinde ao homenageado. Do Prefeito Municipal de Viadutos, acompanhado da esposa, do Vice e esposa. De Vereador de Aratiba representando o Legislativo daquele Município. A municipalidade de Gaurama também enviou mensagem. Depois de anunciada a bênção final, o jubilar se referiu ao Administrador Diocesano, abrindo espaço para possível manifestação sua. Dada a bênção, grupo de jipeiros conduziu Pe. Waldemar para a frente da igreja, dando-lhe oportunidade de andar na chamada “gaiola” que eles utilizam, como era desejo dele de um dia ter esta oportunidade. Concluída a extensa celebração, houve almoço de confraternização para o qual foram contabilizados 1.200 ingressos.

Vigília natalina da juventude: Como vem acontecendo há alguns anos, no próximo dia 23, a partir das 22h até às 06h do dia 24, jovens estarão no Santuário de Fátima para a sua vigília natalina em preparação da solenidade do nascimento de Cristo, momento que consideram fundamental em sua espiritualidade. Além de celebrar o Natal em suas famílias, os jovens realizam este encontro do seu jeito de ser Igreja, contemplando o Menino Deus, na simplicidade e pobreza da gruta de Belém, que veio anunciar a Boa Nova da Libertação. A coordenação diocesana da Pastoral da Juventude convida a todos os jovens e também familiares seus para este encontro que terá muita mística, dinâmicas de integração e de convivência.

----- para ler mais, acessar o arquivo