Informativo Diocesanos

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: secretariado@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 23 – nº. 1.234 – 22 de dezembro de 2019

Agenda Semanal: - Neste domingo, o novo padre da Diocese, Lucas André Stein, preside sua primeira missa na comunidade na qual reside sua família, São José, Rio Branco, da Paróquia e Município de Mariano Moro.

- Segunda-feira, a partir das 22h até às 06h de quarta-feira, vigília de Natal da juventude no Santuário de Fátima, aberta à participação de todos os jovens que desejarem, bem a seus familiares.

A paz, caminho de esperança face aos obstáculos e provações: Na mensagem para o Dia Mundial da Paz em primeiro de janeiro próximo, divulgada dia 11 passado, Papa Francisco lembra as consequências terríveis de situações de guerra em diversos países e de países entre si. Observa que toda guerra se revela um fratricídio, que destrói o projeto de fraternidade, inscrito no coração da família humana. Segundo o Papa, a guerra, muitas vezes, começa na falta de capacidade de aceitar a diversidade do outro, que estimula o desejo de posse e a vontade de domínio. Nasce no coração das pessoas a partir do egoísmo e do orgulho, do ódio que induz a destruir, a dar uma imagem negativa do outro, a excluí-lo e a eliminá-lo. Mesmo assim, há esperança de se alcançar a verdadeira paz. Ela é possível buscando a fraternidade real, baseada na origem comum de Deus e vivida no diálogo e na confiança mútua. O desejo de paz está profundamente inscrito no coração do ser humano e não devemos resignar-nos sem a sua realização.

Gesto generoso de apoio à Pastoral da Juventude: De 07 a 12 de janeiro do próximo ano, será realizada reunião da Coordenação Ampliada da Pastoral da Juventude do Brasil no Seminário de Fátima, em Erechim. Participarão dela jovens, assessores e bispos referenciais da Pastoral da Juventude dos 18 Regionais da CNBB. Ao todo, serão cerca de 120 pessoas. Esta reunião acontece de 3 em 3 anos e faz o processo de avaliar a caminhada e projetar o próximo triênio, escolhendo, também, pessoas para articular e assessorar a Pastoral da Juventude no Brasil. O evento tem recursos próprios, mas não suficientes. Por isso, em sua última reunião, dia 19 de novembro, os padres da Diocese decidiram  destinar para esta finalidade a coleta das celebrações do último sábado e domingo deste ano, domingo próximo, dia 29, festa da Sagrada Família. Assim, pede-se a todas as comunidades que encaminhem o resultado da coleta do próximo domingo para a secretaria paroquial e esta para a Cúria Diocesana que repassará para a Pastoral da Juventude. Será um gesto diocesano de apoio aos jovens e de reconhecimento por realizarem este grande encontro em Erechim.

Lar da Criança de Erechim contemplado com doação testamentária de Dom Girônimo: A Associação Beneficente Lar da Criança de Erechim, presidida pela professora Edir Bisognin Goelzer,  realizou sua assembleia anual de prestação de contas do ano em curso, orçamento para o próximo e apresentação de suas atividades, terça-feira, em sua sede. Durante a assembleia, o Administrador Diocesano comunicou dispositivo do testamento público de Dom Girônimo Zanandréa, pelo qual destina para o Lar da Criança apartamento com box de garagem, de sua propriedade, no edifício Condomínio Residencial Colussi, na Rua Euclides da Cunha, número 440, em Erechim, “com o fim específico de que o mesmo seja alugado e que sua renda sirva para manutenção daquela Instituição. Na eventual hipótese de que aquela Instituição seja extinta ou que altere a sua finalidade, deixando de abrigar crianças carentes, o imóvel seja destinado à Mitra Diocesana de Erexim”. A comunicação foi acolhida com aplauso, comoção e reconhecimento. Registrou-se que Dom Girônimo apoiava muito a Instituição e sempre participava de suas assembleias.