Informativo Diocesanos

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: secretariado@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 23 – nº. 1.235 – 29 de dezembro de 2019

A importância e a necessidade de cultivar a memória para a construção da paz: Um dos aspectos abordados pelo Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial da Paz em primeiro de janeiro do novo ano é o diálogo baseado na memória, na solidariedade e fraternidade. Ele lembra que os sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroxima e Nagasaqui, no Japão, em agosto de 1945, testemunham às gerações futuras o horror daquele lamentável episódio e os sofrimentos indescritíveis que se prolongam até nossos dias. Francisco ressalta que como eles muitos outros, em todas as partes do mundo, oferecem às gerações futuras o serviço indispensável da memória, que deve ser preservada não só para evitar que se volte a cometer os mesmos erros, mas também para ajudar a humanidade a tomar  autênticas opções de paz. Abrir um caminho para ela é sempre um desafio muito complexo em vista dos múltiplos e contraditórios interesses em jogo nas relações entre as pessoas, comunidades e nações. A paz só é possível com apelo à consciência moral e à vontade pessoal e política. O mundo precisa de testemunhas convictas, artesãos da paz abertos ao diálogo sem exclusões nem manipulações. Na escuta mútua, as pessoas podem chegar a reconhecer no inimigo o rosto dum irmão. Neste aspecto, o Papa lembra que a Igreja faz constantemente memória de Cristo, que deu sua vida pela reconciliação de todos. A Igreja participa plenamente na busca duma ordem justa, continuando a servir o bem comum e a alimentar a esperança da paz, através da transmissão dos valores cristãos, do ensinamento moral e das obras sociais e educacionais.