Informativo Diocesanos

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: secretariado@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 24 – nº. 1.237 – 12 de janeiro de 2020

Pe. Clair celebra jubileu de prata presbiteral: Pe. Clair Favreto foi ordenado presbítero na igreja N. Sra. dos Navegantes, de Campinas do Sul, no dia 07 de janeiro de 1995, há 25 anos, portanto. Ele celebrará seu jubileu de prata presbiteral no próximo sábado, com missa às 09h, na igreja São Bonifácio, Coxilha Seca, município de Ponte Preta e Paróquia de Campinas do Sul, onde foi ordenado diácono no dia 26 de dezembro de 1993. Pe. Clair nasceu no dia 24 de outubro de 1965, em Rio Liso, então município de Jacutinga e Paróquia de São Valentim. Fez seu curso fundamental em Jacutinga, no Seminário de Fátima e em Ponte Preta. Cursou o Ensino Médio no Colégio Mantovani de Erechim. Fez Filosofia no Seminário Imaculada Conceição de Viamão e Teologia em Passo Fundo. Realizou seu Mestrado em Teologia Dogmática na PUCRS e Pós-Graduação em Aconselhamento e Psicologia Pastoral na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS. Fez doutorado em Liturgia na Itália. Atualmente é Reitor do Seminário Maior São José e formador dos estudantes de filosofia e teologia da Diocese de Erexim em Passo Fundo. Trabalhou na formação dos seminaristas também anteriormente. Exerceu diversos cargos no Instituto de Teologia de Passo Fundo, Itepa Faculdades, no qual continua como professor e integrante da direção. Foi chanceler da Cúria Diocesana, coordenador diocesano de liturgia, redator do folheto litúrgico e do jornal da Diocese e responsável por diversas outras atividades de liturgia, formação e comunicação. Atualmente é também membro do Colégio de Consultores, que conduz a Diocese na vacência episcopal.

Bispos e Dioceses vacantes na Igreja Católica no Brasil no final de 2019: Os bispos católicos no mundo são 5.524. Em 31 de dezembro passado, os do Brasil eram 489, sendo 320 na ativa e 169 eméritos. Segundo levantamento de professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 32 foram nomeados pelo papa São Paulo VI, 216 pelo papa São João Paulo II, 125 durante o pontificado do papa Bento XVI, hoje emérito, e 105 pelo atual papa Francisco. O mais idoso é Dom Aldo Mongiano, bispo emérito da Diocese de Roraima, com 100 anos, completados em primeiro de novembro passado. É o que tem mais tempo de ordenação presbiteral, 76 anos. Já o que tem mais tempo de ordenação episcopal é Dom Pedro Antonio Fedalto, Arcebispo emérito de Curitiba, com 53 anos. A Igreja no Brasil tem 278 circunscrições eclesiásticas, ou seja, Arquidioceses, dioceses, Ordinariado Militar e outras. No final do ano passado, havia uma Arquidiocese, Maringá, e 8 dioceses sem bispo, Barreiras (BA), Erexim (RS), Cachoeira do Itapemirim (ES), Jequié (BA), Rubiataba-Mozarlândia (GO), Ji-Paraná (RO), Lorena (SP) e Uruaçu (GO). A que está mais tempo sem bispo, quase um ano, é Rubiataba-Mozarlândia, desde 27 de fevereiro último.

Em 2021, Campanha da Fraternidade será Ecumênica: Desde o grande Jubileu cristão do ano 2.000, maios ou menos de 5 em 5 anos, a Campanha da Fraternidade é Ecumênica, organizada pelas Igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Conic. A próxima Campanha Ecumênica será em 2021. Seu tema já foi definido: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14). Segundo a secretária-geral do Conic, Romi Bencke, realizar novamente uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, no atual contexto de polarização e agressões no País, demonstra, na prática, compromisso com o diálogo, um mandato inegociável do Evangelho. Para ela, o tema da Campanha pretende afirmar que as diferenças nos enriquecem ao invés de nos ameaçar, convictos de que o Batismo nos torna irmãos e irmãs.