Informativos Paroquiais

Estação - RS

Informativo 'Caminhando e Crescendo na Esperança'

Mensagem do Evangelho Dominical  -  Festa do Batismo do Senhor

Celebramos neste domingo a festa do Batismo de Jesus. Entrando na fila dos que acolhiam com sinceridade a pregação de João Batista, Jesus, que veio cumprir a missão de realizar a justiça, promover a misericórdia e o direito entre as nações,  se apresentou a ele para ser batizado. João Batista tentou argumentar que ele devia ser batizado por Jesus e não o contrário. Mas Jesus lhe respondeu que era necessário cumprir toda justiça. E João concordou.

O Evangelho relata, que quando Jesus recebe o batismo, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele. E do céu veio uma voz: “ Este é meu Filho amado”. Deus Pai se manifesta abrindo o céu, enviando o Espírito e declarando o amor ao seu Filho. Isso mostra a sintonia de sua missão com a vontade do Pai. O Filho amado do Pai recebe uma grande missão. A missão de levar a humanidade inteira a encontrar o caminho do Pai. Maior ainda é a esperança naquele que mantém os céus abertos e nos chama de filhos.

A Palavra do Pai também fala para cada um de nós: “Este é o meu Filho amado, em quem me alegro”. Somos batizados em Jesus Cristo, ungidos com seu Espírito para continuar a missão dEle no mundo. Este amor do Pai, que todos recebemos no dia do nosso Batismo, é uma chama que foi acesa em nosso coração, e requer ser alimentada mediante a oração e a caridade.

Pelo batismo, mergulhamos no mistério da morte e da ressurreição de Jesus para vivermos a vida nova. Em Cristo, recebemos o Espírito para a missão e fomos adotados/as como filhos e filhas de Deus. Somos gerados a cada dia, pelo amor misericordioso e bondade infinita do Pai, para renovarmos a nossa adesão e o nosso compromisso com o seu Reino.

Queridos irmãos e irmãs, a Festa do Batismo do Senhor é uma ocasião propícia para renovar com gratidão e convicção as promessas do nosso Batismo, comprometendo-nos a viver diariamente em coerência com ele.

Nosso batismo também foi o início de nossa missão como seguidores e seguidoras de Jesus Cristo. O sacramento do Batismo nos faz filhos de Deus e irmãos de Jesus e, com isto, irmãos de todos. O batismo nos faz membros da comunidade de Jesus, da Igreja.

Mas seguir Jesus não é uma questão individual, é algo feito em comunidade = por isso, experiência que deve ser compartilhada. Aí também nós poderemos dizer na comunidade: “Nós encontramos o Senhor!”.

Por isso, a comunidade cristã é nossa força e nossa alegria. Não esqueça, você com Deus na comunidade no domingo, Deus com você durante toda a semana.

Baixar Arquivo