Agentes da Pastoral da Saúde da Diocese de Erexim refletem sobre o cuidado
Mais de 90 agentes da Pastoral da Saúde da Diocese de Erexim participaram de retiro anual no dia 26 deste mês de outubro, no Auditório São José, próximo ao Santuário N. Sra. de Fátima.
O retiro foi assessorado pelo Pe. Osmar Coppi da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. De forma criativa e descontraída, utilizando-se de músicas e dinâmicas, conduziu o encontro com momentos de oração e reflexão sobre o cuidado em três dimensões, com a vida, com a casa comum (meio ambiente) e consigo mesmo.
Alguns pensamentos e questionamentos de sua reflexão: “A destruição do afeto é uma das maiores catástrofes que poderia acontecer à humanidade”.
“Quais luzes estão iluminando nossa vida? Quais vozes estamos ouvindo? A luz e a voz de Jesus ou do mundo?”
“O cuidado com a vida implica também evitar sentimentos de melancolia e desânimo e cultivar valores e atitudes alegres, saudáveis; buscar as coisas boas da vida”.
“Nós valemos muito aos olhos de Deus. Não pelo que podemos fazer fisicamente, mas pelo que somos interiormente. Nosso poder não vem do que temos ou de nossa força física, uma vez que muitas vezes a idade ou a doença nos afetam, mas vem de nosso ser interior. De nossa espiritualidade, da aceitação da vida e do amor aos irmãos”.
O retiro foi concluído com a celebração da missa às 15h no Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima. (Informação e fotos do Diácono Jandir Casagrande, da sede paroquial São Pedro, Erexim, coordenador diocesano da Pastoral da Saúde).