Notícia

Bispo, Padres e Diáconos da Diocese de Erexim refletem sobre o urgente desafio da fome

Com assessoria do Pe. Jair Carlesso, Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista de Erechim e coordenador diocesano da ação evangelizadora, o Bispo, os Padres e os Diáconos da Diocese de Erexim aprofundaram o tema da Campanha da Fraternidade em andamento no Brasil, a fome, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, na sua primeira reunião deste ano, terça-feira, 07, na sala Dom Cláudio do Seminário N. Sra. de Fátima. Pe. Jair iniciou convidando a todos a rezar a oração da atual Campanha da Fraternidade. Com recurso audiovisual, expôs pontos do texto base da mesma: aspectos da realidade da fome no Brasil e no mundo, fundamentação bíblica e teológica, causas da fome, insegurança alimentar estrutural, regiões de fome mais acentuada, escassez de água e alimento; consequências da fome, acobertamento dela e causa principal das migrações, iniciativas de solidariedade alimentar; recomendações do livro do eclesiástico na relação com o pobre – “não desprezes o que tem fome, não irrites o pobre em sua indigência, não negues esmola a ele”; citou passagens dos primeiros pensadores da Igreja, chamados santos padres a respeito da fome; propostas de ação pessoal, comunitário-eclesial e sociopolíticas para superação deste grave problema, verdadeira tragédia que envergonha a humanidade, conforme o Papa Francisco. A respeito do tema fome da Campanha da Fraternidade deste ano, foi observado ter sido definido pela CNBB há três anos e que já foi abordado em 1975 e em 1985, nada tendo a ver com alguma situação política atual no Brasil.

Curso para diáconos permanentes e Escola de Servidores: Até julho, serão realizados cinco encontros para candidatos ao Diaconato permanente e a partir de agosto, novo curso da Província Eclesiástica de Passo Fundo, na Casa de Retiros de Passo Fundo. Terça-feira iniciará novo curso de servidores no Centro Diocesano e quinta-feira-feira, em Getúlio Vargas. Interessados ainda podem se inscrever.

Formação sobre o dízimo: com encontro de estudo e organização com os padres e diáconos, dia 9 de maio no Seminário de Fátima, das 08h30 às 17h; com as secretárias e secretários paroquiais, dia 10 de maio no mesmo horário e local; com as lideranças do dízimo e conselhos econômicos em nível diocesano, paroquial e comunitário, dia 11 de maio, das 19h30 às 22h, na igreja São Pedro, Erechim.

Formação sobre canto e música: dia primeiro de julho, das 14h às 17h, de forma online, para equipes de canto e música. Dia 29 de outubro, encontro diocesano de canto litúrgico no Seminário de Fátima. Áudio dos cantos do folheto litúrgico diocesano dominical estão no site da Diocese de Erexim, em acervo digital, hinário litúrgico.

Pastoral do migrante: foi realizado encontro no dia 4. Tratou da migração na região, da dificuldade da documentação e do idioma para os estrangeiros, experiências da pastoral do migrante do Regional Sul 3 da CNBB, propostas de ação e formação da comissão diocesana de pastoral do migrante.

Assuntos administrativos: prestação de contas e orçamento da Cúria, Seminário e outros, Lar Sacerdotal, consórcio para aquisição de veículos, sistema fotovoltaico, que tem 3 usinas em funcionamento e duas em organização; construção de guarita de vigilância e remodelação de sala perto do Santuário, adequação de quartos da Cúria para serviços administrativos.

Outros assuntos e comunicações diversas: Guia Diocesano da Ação Evangelizadora, Seminários, pastoral presbiteral, unidade diocesana na celebração dos sacramentos e exéquias, Romaria dos presbíteros e seminaristas em Santa Maria, dia 17 de julho, curso e encontro regional dos presbíteros, formação para os padres e seu retiro anual, visita pastoral e outras.

Olá!

Como podemos ajudar?