Notícia

Colégio Franciscano São José de Erechim em Missa de Ação de Graças por seus 100 anos de existência

Alunos e pais, professores, funcionários, ex-professores, Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora do Colégio Franciscano São José de Erechim e autoridades diversas lotaram completamente o interior e a frente do Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima da cidade na noite desta quarta-feira, 15, na missa de ação de graças pelos 100 anos do Educandário, 100 anos de amor à educação. Entre os muitos participantes, Ir. Marelvi Buelvas Mendoza, Animadora Geral da Congregação e Ir. Silvana Arboit, ex-diretora do Colégio e Vice Animadora Geral das Irmãs, vindas da Colômbia; Ir. Vera Coutinho e Ir. Maria Aparecida Franco, Animadora e Vice Animadora Regional da Congregação; Leocir Oldra, Diretor do Colégio.

A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano de Erexim, Dom Adimir Antonio Mazali e concelebrada pelo Monsenhor Agostinho Francisco Dors, Vigário-Geral da Diocese, Pe. Gladir Pedro Giacomel, Vigário Paroquial da Catedral e Capelão do Santuário N. Sra. da Santa Cruz, Pe. Adelar Pedro De David, do Lar Sacerdotal, e Pe. Antonio Valentini Neto, Chanceler da Cúria Diocesana, com a participação do Diácono João Pascoal Pozza, da Catedral. A animação dos cantos e da música esteve a cargo Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário, e equipe. Ele é o autor do hino do Centenário do Colégio, cantado na procissão de entrada.

Na abertura e no rito de ofertório foram entronizados diversos símbolos: a cruz, sinal da fé; imagem de Santa Maria Bernarda, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas, mantenedora do Colégio; Imagem de São José, padroeiro do mesmo e da Congregação; Bandeira do Colégio; Banner do Centenário; cem rosas relativas aos 100 anos da instituição; foto ampliada da primeira aluna e pequenos banners dos diversos cursos do estabelecimento. Nos dois momentos, entraram também irmãs representando as que trabalharam e trabalham no Colégio e família cujos membros estudaram nele.

A homilia do Bispo

Dom Adimir saudou e manifestou reconhecimento a todos os que construíram a história de 100 anos de dedicação à formação na cidade e região, especialmente as Irmãs da Congregação, mantenedora do Colégio, seguindo o princípio de sua fundadora, “educar é uma arte sagrada”. A feliz celebração do centenário recorda o passado, anima o presente e lança perspectivas para o futuro. Destacou que o centenário estabelecimento católico une educação e evangelização, critério fundamental na busca da sabedoria, que não pode ser apenas a dos bancos escolares, mas também a que vem de Deus por sua Palavra. Ressaltou aspectos da leitura, da carta de São Paulo aos Coríntios sobre a caridade e do evangelho, a oração de louvor de Cristo a Deus Pai porque revela seu mistério aos simples e humildes. Humildade e simplicidade são fundamentais para se adquirir a verdadeira sabedoria. Concluiu desejando que São José e a Santa Fundadora da Congregação ajudem o centenário Colégio a contribuir na sua missão em vista de uma sociedade justa e solidária, bem como intercedam muitas vocações religiosas e sacerdotais.

Pronunciamentos e hino oficial do Colégio

Após a oração final, usaram da palavra Ir. Marelvi, animadora geral da Congregação das Irmãs, Ir. Vera, animadora regional da mesma e Leocir Oldra, diretor do Colégio. Ressaltaram o ideal da fundadora, Santa Maria Bernarda, o pioneirismo das irmãs que iniciaram as atividades do Colégio, o trabalho das que atuaram nele depois e dos professores, a confiança dos pais em encaminhar seus filhos ao mesmo, o apoio recebido da parte de muitas pessoas, da Diocese e da sociedade civil organizada. Agradeceram a Dom Adimir pela presidência da missa, aos padres concelebrantes e a todos os que colaboraram na comemoração do evento.

A seguir, os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, postados nos degraus defronte ao altar, com muito entusiasmo e vibração, cantaram o hino oficial do Colégio.

Concluindo a celebração, Dom Adimir motivou um instante de oração pessoal em silêncio, a recitação da Ave Maria e, com os padres concelebrantes deu a bênção final.

Balões brancos expressando a paz com sementes indicando a semeadura do futuro

No final da celebração, todos foram convidados a ficar em frente ao Santuário, onde alunos do Ensino Médio lançariam cem balões biodegradáveis, de cor branca, simbolizando a paz. Eles continham sementes, expressando o anúncio “da semeadura de um futuro promissor, construído a partir dos conhecimentos e valores adquiridos no Colégio. Semeadura para a continuidade da história e da construção de uma sociedade fraterna e de paz”.

Hino Oficial do Colégio

Letra de Ir. Marinês Burin e música de Ir. Consolata Graber

De Erechim juventude valiosa.

eia sus, às alturas olhar,

em conquista da ciência e virtude,

sempre avante, sorrindo, avançar.

Estr.:

São José, São José, minha escola,

meu  colégio, por ti vou lutar,

tua bandeira bem alto hei de erguê-la

e sorrindo eu quero avançar.

Esta escola é um lar e oficina,

junto a ela se pode sonhar

as aventuras de uma grande família,

sempre avante, sorrindo, avançar.

Deus e pátria, família e escola,

Erechim, esta terra sem par,

num abraço profundo uni-los,

sempre avante, sorrindo, avançar.

Como um raio de sol sempre quero

o meu lar, minha escola honrar

 e viver traduzindo este lema:

sempre avante, sorrindo, avançar.

 

Hino do Centenário

(Letra e música do Pe. José Carlos Sala)

1. Na arte de crescer e de aprender,

nos sonhos acreditar,

buscando a cultura e o saber:

aqui é o meu lugar!

Ref.:

/: Colégio Franciscano São José,

farol de luz em minha formação.

Uma história de trabalho e muita fé,

100 anos de amor à Educação!:/

2. Lançando as sementes do futuro,

o mundo transformar,

tomando o caminho mais seguro:

aqui é o meu lugar!

3. A essência são princípios e valores,

a Paz e o Bem anunciar,

colhendo e ofertando lindas flores:

Aqui é o meu lugar!

Olá!

Como podemos ajudar?

Atendimento

(54) 3522-3611