Notícia

Em retiro anual, Diáconos da Diocese de Erexim refletem sobre seu ministério e retomam caminhada vocacional

Quinze Diáconos Permanentes da Diocese de Erexim realizaram seu retiro anual neste sábado, 02, no Centro Catequético São Cristóvão, orientado pelo Pe. Milton Mattia, Pároco da Paróquia Santa Isabel da Hungria de Três Arroios.

Ele iniciou a reflexão falando sobre a vida do diácono, sua união com Cristo e com a comunidade, sendo sinal do seguimento de Jesus. Aprofundou também o serviço diaconal, no anúncio da Palavra, a evangelização, e na solicitude com os desfavorecidos, doentes, crianças, idosos e outros vulneráveis. Acentuou a importância da família e a participação da esposa na vida e na caminhada do diácono. Foi enfático na valorização da vida, a exemplo de Jesus, que dava atenção especial aos necessitados. Nesta solicitude aos outros, é indispensável saber ouvir. Jesus foi ouvinte atencioso. Normalmente, as pessoas, os agentes de pastoral, ministros têm dificuldade de escutar. Pe. Milton, abrindo o coração, em testemunho pessoal, relatou sua caminhada vocacional – como entrou no seminário, onde estudou, como era a realidade da época (de 1951 a 1967), sua ordenação e as funções exercidas nos seus 56 anos de padre. Depois de seu relato, houve tempo para os participantes se manifestarem sobre a compreensão dos aspectos abordados. Na conclusão do retiro, houve a celebração da Eucaristia na igreja São Cristóvão, a tempo de que quem quisesse pudesse participar da ordenação presbiteral do Diácono Rafael Suzrina da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência na igreja N. Sra. da Salette, Três Vendar, Erechim, às 16h.

No final da manhã, houve a escolha do coordenador diocesano dos diáconos em substituição ao atual, Vicente Colla, impossibilitado por problemas de saúde. O escolhido foi Jandir Casagrande, da sede paroquial São Pedro de Erechim.

Abertura do retiro e intervenções

Monsenhor Agostinho Francisco Dors, Vigário Geral da Diocese e assessor dos diáconos, acolheu a todos e deu início ao retiro, ressaltando a importância e a necessidade do mesmo. Convidou o Bispo Diocesano, Dom Adimir Antonio Mazali para sua mensagem e para a bênção, uma vez que depois deveria ausentar-se para atender diversos compromissos.

Dom Adimir saudou com muito carinho a todos, destacando a importante participação das esposas. Lembrou a ordenação recente dos que concluíram o primeiro curso da Escola Diaconal da Província de Passo Fundo, a possível ordenação de alguns outros que fizeram complementação curricular da mesma e os 6 que iniciaram o segundo curso da Escola. Agradeceu a todos por seu trabalho nas comunidades, ao Pe. Milton por sua disponibilidade em orientar o retiro e ao Pároco, Leonardo Fávero, por disponibilizar o espaço para o mesmo e voluntários para preparar o café de acolhida e o almoço.  Motivou uma oração e deu sua bênção.

Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário de Fátima, deu informações sobre a 72ª Romaria Diocesana, dia 08 de outubro, com sua novena a iniciar no dia 29 de setembro. Solicitou a participação dos diáconos nas celebrações, na medida do possível, e nas bênçãos individuais da saúde no dia da Romaria a partir das 11h. (Com informação do Diácono Mauro Kalinoski)

Olá!

Como podemos ajudar?