Notícia

Indicações da Palavra de Deus para a busca da santificação na celebração da tarde do terceiro dia da novena de Fátima em Erechim

A Iniciação à Vida Cristã (IVC – Catequese) e a Pastoral do batismo da Diocese de Erexim e seu assessor Pe. Dirceu Dalla Rosa, Reitor do Seminário Maior São José e Vigário Paroquial da Paróquia São Cristóvão, animaram e presidiram o terço e a missa das 14h, de domingo, primeiro de outubro, no qual ocorre a memória de Santa Teresinha, padroeira das Missões com São Francisco de Sales, omitida quando cai de domingo.

A coordenadora da IVC, Tânia Madalosso, da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, Erechim, e o coordenador da Pastoral do Batismo, Paulo Fassina, da Catedral, com integrantes de ambas ajudaram ativamente na celebração. Muitas e muitos catequistas participaram dela, bem como o Diácono Wilson Lourega Rodrigues.

Após a homilia, foram distribuídas velas palito aos participantes e com elas acesas, Pe. Dirceu motivou e conduziu a renovação das Promessas Batismais.

A homilia do Pe. Dirceu Dalla Rosa

A partir do enfoque do dia, o chamado e o caminho para a santidade, enfatizou três indicações da Palavra de Deus proclamada na celebração, passagem da Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, salmo responsorial e as Bem-aventuranças segundo o evangelho de São Mateus.

A primeira, da Carta aos Tessalonicenses, crescer continuamente na fé, buscando sempre agradar a Deus na própria a vida. Não se pode estagnar, parar; é necessário progredir.

A indicação a partir do salmo, “Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo” – quem assume o caminho da santidade, vai aos poucos alargando seu coração tornando-o suficientemente grande para acolher a medida da graça de Deus, a medida do “amor sem medida”.

Das bem-aventuranças, recolheu a terceira indicação. Oferecem guia precioso para a verdadeira felicidade, a que vai muito além das circunstâncias terrenas e que leva ao coração de Deus, leva à santidade. São programa de vida e exigem esforço diário em busca de uma identificação sempre maior com o próprio Cristo, vivendo n’Ele, com Ele e como Ele. Este caminho de santificação é graça de Deus, mas exige o empenho pessoal permanente.

Concluiu exortando a invocar Virgem Maria, a bem-aventurada porque acreditou no que lhe foi anunciado, para se poder seguir com alegria os ensinamentos de seu Filho Jesus.

----------------------------------.

Íntegra da homilia do Pe. Dirceu Dalla Rosa

“É bom estarmos aqui!”: que bom estarmos aqui juntos com Maria e unidos em torno de Jesus! É Jesus que nos acolhe e se faz presente no meio de nós, aqui na 3º tarde da novena da Romaria. Neste ano, a novena e a romaria de Fátima nos convidam a rezar Vocação: Graça e Missão no caminho da santidade – Chamados a ser santos.

Queridos irmãos e irmãs: A Palavra de Deus que acolhemos na Liturgia da Palavra nos deixa três lembretes, que devem constituir, para nós, um programa de vida no caminho da nossa santificação:

1. O primeiro lembrete vem da leitura de São Paulo aos Tessalonicenses: crescer continuamente em nossa fé, buscando sempre agradar a Deus em nossa vida. Não podemos estagnar, parar; devemos progredir.

Queridos irmãos e irmãs, esta passagem nos convida a refletir sobre nossas próprias vidas. Estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus? Estamos buscando a santidade e a pureza em nossos pensamentos, palavras e ações? Que possamos, através da graça de Deus, responder a essa chamada à santidade, buscando agradar a Deus em tudo o que fazemos.

2. O segundo lembrete vem do Salmo que rezamos: Progredir na Lei de Senhor é o caminho da santidade e a pessoa que se propõe a percorrê-lo vai, aos poucos, alargando o coração que se torna grande o suficiente para acolher a medida da graça de Deus, a medida do “amor sem medida”.

3. O terceiro lembrete nos vem do Evangelho das Bem-aventuranças.  Elas nos oferecem um guia precioso para a verdadeira felicidade, uma felicidade que vai além das circunstâncias terrenas e que nos leva ao coração de Deus, nos leva à santidade.

A santidade consiste na identificação com Cristo. De fato, “as Bem-Aventuranças são o retrato do próprio Jesus, a sua forma de vida; e constituem o caminho da santidade, da felicidade, que também nós podemos percorrer com a graça que Jesus nos concede”. Ele é o verdadeiro pobre, que não tem onde reclinar a cabeça. Ele é o verdadeiro manso e humilde de coração, porto de abrigo de todos os cansados; Ele é o verdadeiro puro de coração, e por isso, contempla a Deus, sem cessar. Ele é o obreiro da Paz; é Aquele que sofre por amor de Deus! Por trás do Sermão da Montanha está a figura daquele Homem que é Deus, que nos faz subir até Deus, descendo até nós, despojando-se, até à morte de Cruz. A felicidade está na identificação com Cristo.

As bem-aventuranças, a santidade, não é um programa de vida feito apenas de esforço e renúncia, mas é, sobretudo a alegre descoberta de ser filhos amados por Deus. Não é uma conquista humana, é um dom que recebemos: somos santos porque Deus, que é o Santo, vem habitar em nossas vidas. Por isso, somos bem-aventurados!

Mas como se vivem as Bem-aventuranças?”... eu responderia simplesmente “as bem-aventuranças exigem o testemunho diário.  Para se tornar bem-aventurado, não é preciso ser herói de vez em quando, mas testemunha todos os dias. O testemunho é o caminho para encarnar a sabedoria de Jesus. É assim que se muda o mundo: não com o poder nem com a força, mas com as Bem-aventuranças...  Não devemos esquecer que, com Jesus, somos bem-aventurados e testemunhas que, vivendo as Bem-aventuranças, ajudamos Deus a realizar as suas promessas... e assim nos santificamos...

Invoquemos a Virgem Maria, aquela que todas as gerações a proclamam “bem-aventurada”, porque acreditou na boa notícia que o Senhor anunciou (cf. Lc 1,48), para que possamos seguir com alegria os ensinamentos de seu Filho Jesus, através do caminho das bem-aventuranças.  Que a Virgem de Fátima nos dê algo de sua alma, aquela alma abençoada que alegremente engrandeceu o Senhor.

Olá!

Como podemos ajudar?

Atendimento

(54) 3522-3611