Papa Francisco nomeia novo bispo para a diocese de Jequié (BA)

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 13 de janeiro, dom Paulo Romeu Dantas Bastos, atual bispo de Alagoinhas (BA), para a diocese de Jequié (BA). A diocese estava vacante desde 10 de julho de 2019 com a nomeação de dom José Ruy Gonçalves Lopes para o governo pastoral de Caruaru (PE).

Currículo e trajetória eclesial

Dom Paulo Romeu Dantas Bastos nasceu no dia 20 de agosto de 1955 em Nova Soure (BA). Cursou o ensino fundamental em sua cidade natal e o ensino médio em Alagoinhas (BA). Fez curso técnico em Agropecuária na escola agrícola de Catu (BA) e foi nomeado em concurso público na Embrapa de Barreiras, onde anos depois ingressou no seminário.

Cursou Filosofia no Seminário Central da Bahia e Teologia no Seminário de Viamão (RS). Foi ordenado sacerdote aos 18 de maio de 1985, na cidade de Barreiras. Como padre, exerceu os seguintes ministérios: vigário paroquial na paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Formosa do Rio Preto (BA) de 1984 a 1985; vigário paroquial de São Sebastião em Barreiras de 1986 a 1987; vigário paroquial de Senhora Santana em Riachão das Neves (BA), de 1987 a 1991; pároco da catedral de São João Batista em Barreiras, desde 1992 até a indicação ao episcopado.

Na diocese de Barreiras também foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e coordenador diocesano de pastoral, de 1987 a 1996; Diretor espiritual diocesano e do regional Nordeste 3 do encontro de Casais com Cristo (ECC); vigário geral da diocese de Barreiras a partir de 1997 até ser nomeado bispo diocesano de Alagoinhas.

No dia 24 de abril de 2002, o Papa João Paulo II o nomeou como bispo diocesano de Alagoinhas. Sua sagração episcopal foi realizada em Barreiras no dia 27 de julho de 2002 pela imposição das mãos do então bispo dom Ricardo Weberberger. A posse em Alagoinhas aconteceu em 22 de agosto do mesmo ano.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou saudação ao novo bispo de Jequié (BA). Confira, abaixo, o texto na íntegra:

Saudação a dom Paulo Romeu Dantas Bastos

Brasília-DF, 13 de janeiro de 2021

Estimado Dom Paulo Romeu Dantas Bastos,

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da diocese de Jequié (BA), divulgada nesta quarta-feira, 13 de janeiro. Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Nordeste 3 da CNBB.

Enaltecemos e agradecemos seu pastoreio como terceiro bispo de Alagoinhas, diocese que nasceu marcada pelo Concílio Vaticano II, uma Igreja que caminha com seu povo à procura do Reino, assume caminhar na vivência dos sacramentos, na formação de comunidades e na busca da superação de problemas socioeconômicos.

Acolhendo sua nomeação para a diocese de Jequié (BA), pedimos as bênçãos e proteção de Santo Antônio de Pádua, seu padroeiro, nesta sua nova missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo - Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler - Arcebispo de Porto Alegre (RS),Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva - Bispo de Roraima (RR), Segundo Vice-Presidente da CNBB