Padres

Mons. Cleocir Bonetti - nomeado Bispo de Caçador, SC, no dia 30/7/2021


1. Dados biográficos

Nascimento: 07 de agosto de 1972, em São Valentim/RS
Filiação: Gilso Bonetti e Terezinha Matievicz Bonetti

2. Formação

2.1.Ensino Fundamental

1ª a 4ª série: (antigo primário): Escola Estadual Vista Alegre, São Valentin;
5ª a 8ª série: (antigo ginásio): Escola Estadual São Valentim.

2.2.Ensino Médio

2º grau (colegial): Seminário Nossa Senhora de Fátima - Erechim.

2.3. Propedêutico
1990: 
Seminário Nossa Senhora de Fátima - Erechim.

2.4. Ensino Superior

1991-1993 – Filosofia FAFIMC (Faculdade Imaculada Conceição) - Viamão/RS;
1994 1997 – Teologia ITEPA  (Instituto Teologia e Pastoral) - Passo Fundo/RS.

3.Ordenações

3.1.Diaconal

04/01/1998: Comunidade Nossa Senhora da Saúde, em Vista Alegre - São Valentim/RS.

3.2.Presbiteral

06/02/1999: Comunidade Matriz da Paróquia São Valentim - São Valentim/RS.

3.3.Episcopal
12/09/2021: Catedral São José - Erechim/RS.

4.Especializações

1998 a 1999: Pós graduação em Psicopedagogia FAFIMC (Faculdade Imaculada Conceição) Viamão - RS
2005 a 2008: Mestrado em História da Igreja Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

5.Funções exercidas

1998: Estágio diaconal, assistente, coordenador pedagógico e professor no Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima em Erechim/RS;
1999 a 2001: Formador e Professor no Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima em Erechim/RS;
2002 a 08/2005: Vigário Paroquial na Paróquia São Cristóvão, em Erechim;
2005 a 2008: Estudos em Roma - Itália e mestrado em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma;
2009: Formador dos Teólogos em Passo Fundo/RS;
2012 a 2013: Formador dos Teólogos e Filósofos em Passo Fundo/RS;
2014: Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Barão de Cotegipe/RS;
2015: Pároco da Paróquia São Tiago de Aratiba e Diretor da Rádio Aratiba;
2016 a 2021: Vigário Geral da Diocese de Erexim e Coordenador da Cúria Diocesana.

6.Outras funções

- Professor do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, hoje ITEPA Faculdades;
- Professor do Curso de Servidores de Comunidades da Diocese de Erexim;
- Professor do Curso de Teologia para leigos do ITEPA Faculdades;
- Representante do Clero do Regional Sul III da CNBB;
- Representante do Clero da Diocese de Erexim;
- Membro da atual Presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros - CNP;
- Membro da Pastoral Presbiteral da Diocese de Erexim;
- Coordenador Diocesano dos Ministros (as) Extraordinários da Comunhão Eucarística;
- Membro do Conselho Econômico da Diocese;
- Membro do Colégio de Consultores;
- Membro do Conselho de Presbíteros;
- Capelão das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família;
- Capelão do Lar de Idosos de Erechim.
---------------------------------------------------------------.
Mensagem à Diocese para a qual foi nomeado:

Querido povo de Deus da Diocese de Caçador!

Com coração de pai me dirijo a vocês!

Minha saudação ao administrador Diocesano Pe. Renato Luiz Caron! Minha saudação ao bispo emérito Dom Luiz Carlos Eccel! Caros irmãos no sacerdócio! Prezados (as) religiosos e religiosas, seminaristas e vocacionadas. Estimados membros das mais diversas pastorais e movimentos, lideranças das comunidades! Saúdo respeitosamente as autoridades civis e militares e todas as pessoas de boa vontade e que fazem parte de outras Igrejas e Instituições. Saúdo todo o bom povo de Deus presente na Diocese de Caçador, agora também meu povo.

No dia 21 de junho, dia de São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude, recebi do Núncio Apostólico, Giambattista Diquattro, a notícia de que a Igreja, o Santo Padre Francisco haviam me escolhido como bispo da Diocese de Caçador, Santa Catarina. A liturgia deste dia lembrava o chamado, a vocação de Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa de teu pai e vai para a terra que eu vou te mostrar” (Gn 12,1).

Caros diocesanos! Elevo minhas orações aos falecidos por causa da pandemia em nossa Diocese de Caçador. Expresso minha solidariedade às famílias que recentemente perderam seus entes queridos pela Covid-19 e outras situações.

Dirijo minha atenção às pessoas que, no anonimato, estão escrevendo nossa história neste tempo de pandemia: médicos, enfermeiros (as), trabalhadores de supermercados, os que produzem o alimento e atuam no transporte, pessoal da limpeza, cuidadores, forças de segurança e de vigilância sanitária, voluntários, sacerdotes e religiosas e muitos outros.  Lembro das pessoas que diariamente infundem esperança, tendo como objetivo não semear o pânico, mas corresponsabilidade. Lembro pais e mães, avôs e avós, professores e outros que, nos pequenos gestos cotidianos, nos ensinam a enfrentar as crises levantando o olhar e estimulando a oração (cf. PC, p. 9).

Abraço com alegria a missão de conduzir a Igreja diocesana de Caçador, na certeza e na confiança de que a graça divina nos acompanhará juntamente com a colaboração de todos.

Desejo orientar meu trabalho conforme escreve o Santo Padre Francisco, na Alegria do Evangelho: “O Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana, seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs, em que os crentes tinham um só coração e uma só alma (cf. At 4,32). Para isso, às vezes pôr-se-á à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo, para ajudar aqueles que se atrasaram e, sobretudo, porque o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas” (EG 31).

Recordo de meus antecessores e de todo o trabalho que foi sendo realizado ao longo destes 53 anos de Diocese. Queremos continuar esta caminhada juntos. Peço a vocês que me ajudem a ser bispo tendo como grande modelo o Cristo Bom Pastor. Faço um apelo para que juntos intensifiquemos nossa oração pelo fim da pandemia, pelo surgimento de mais vocações e para sermos sinais de unidade e misericórdia.

Acompanhem-nos a Santa Mãe de Deus, consolo dos aflitos e saúde dos enfermos, São José, homem bom e justo, de “coragem criativa”, e nosso padroeiro São Francisco, o “pobre de Assis”, que nos inspire um renovado amor pela vida.

Erechim, 30 de junho de 2021.

Santos protomártires da Igreja de Roma

--------------------------------------.

Bula da nomeação episcopal de Cleocir Bonetti.

(Tradução de Bertilo Brod)

FRANCISCO, BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS,

Saudação e Bênção Apostólica ao dileto filho Cleocir Bonetti, do clero da diocese de Erexim, Vigário-Geral até aqui e agora eleito Bispo de Caçador. “Sabeis que Javé é Deus, ele nos fez e a ele pertencemos, somos seu povo e rebanho do seu aprisco” (Sl 100,3). Nosso Deus nunca abandona seu rebanho, a Igreja, por isso, queremos anunciar por toda parte sua magnanimidade para que todos possam experienciar quão bom e suave é o Senhor para os que nele confiam e para os que o buscam (Cf. Lm 3,25).

Solícitos, porém, em cumprir mais eficazmente esta missão da Igreja, escolhemos homens idôneos para que se dediquem, em íntima união Conosco, ao ministério do anúncio do Evangelho. Por isso, dirigimos nossa atenção à comunidade de Caçador, desprovida de Bispo após a transferência para a Sede Metropolitana de Maringá do seu último Pastor, o Venerável Irmão Severino Clasen OFM. Com efeito, considerando que tu, dileto filho, evidenciaste prudência, caridade, sã doutrina e experiência prática em gestão, alimentamos a certeza de que és idôneo para executar esta obra. Neste intuito, ouvido o Conselho da Congregação para os Bispos e após justa ponderação, na plenitude do Nosso poder apostólico, te nomeamos e constituímos Bispo de Caçador, com os direitos e obrigações inerentes ao exercício do cargo. Podes receber a ordenação episcopal, fora de Roma e onde queiras, por um Bispo católico, observadas as normas litúrgicas. Antes, porém, como estabelece a lei eclesiástica, é preciso que proclames publicamente tua profissão de fé e prestes o juramento de fidelidade para Conosco e para os Sucessores desta Sede.

Confiamos piamente tua atividade e a ti mesmo à proteção da Bem-aventurada Virgem Maria e do seu castíssimo esposo São José. Benignamente te exortamos para que apascentes diligentemente o povo a ti confiado, imitando o exemplo de São José que, com coração de pai, a todos recebe, ensina a inefável suavidade de Deus e conduz com segurança à Pátria celeste.

Roma, 30 de julho de 2021, nono ano do Nosso Pontificado.

Francisco.