Voz da Diocese

A DEVOÇÃO A MARIA
11/10/2020

Prezados irmãos e irmãs: Minha saudação a todos os que nos acompanham neste momento “Voz da Diocese”

Outubro, mês das missões, mas também um mês mariano. Recordamos diversos títulos de Maria muito próximos: no dia 07, a memória de Nossa Senhora do Rosário; no dia 12, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil; dia 13, mais uma vez a recordação de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e particularmente em nossa Diocese que está vivendo a sua Romaria anual ao Santuário Diocesano.

Em sintonia com o nosso Jubileu de Ouro, no contexto de pandemia, rezamos devotamente em nossa Romaria com o tema: “Com Maria, cuidar da vida e da saúde”. Ainda inspirados no lema bíblico: “Coragem! A tua fé te salvou”! Assim, somos chamados a cuidar da vida e saúde, seguindo as orientações sanitárias para o bem de todos.

A devoção a Maria nos vem dos primórdios da Igreja. Nossa confiança na sua intercessão já nos é despertada nas Sagradas Escrituras, como por exemplo, nas Bodas de Caná da Galiléia, na identificação com a dor de seu Filho aos pés da cruz onde ela nos é dada por mãe; na sua presença junto aos apóstolos no dia de Pentecostes.

Ao longo da história foram muitas as manifestações de Maria como intercessora de graças e com isso os inumeráveis títulos que ela recebeu, embora saibamos que é sempre a Mãe de Jesus. Sua presença se tornou constante na vida do povo e sua veneração realizada das mais diversas formas.

Eis a Romaria como uma das formas de manifestar a Maria nossa confiança, nosso amor filial, pois ela nos anima, nos consola, nos conforta e nos conduz sempre a seu Filho Jesus. Ainda podemos manifestar nosso carinho a Maria na oração cotidiana do terço ou do rosário, como uma coroa de rosas oferecidas a ela e nele contemplar todo o mistério da salvação operado por Jesus. Por Maria e com Maria, caminhamos sempre para Jesus.

Que Maria, venerada em sua diversidade de títulos, mas entre nós, em nosso Santuário Diocesano, como Nossa Senhora do Rosário de Fátima, interceda por todos nós, ajudando-nos a cuidar da vida e da saúde.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

  

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano de Erexim


- Dom Adimir Antonio Mazali