Voz da Diocese

A Igreja e a Palavra
13/09/2020

            Prezados irmãos e irmãs!

            Estamos no mês de setembro destacando a importância da Palavra de Deus para a nossa vida cristã. Como Igreja, compreendemos a grande missão que o Senhor nos confiou: “anunciar o Evangelho a toda criatura”.

            É na Palavra de Deus que encontramos a revelação do projeto salvador de Deus que se plenifica em Jesus Cristo, Palavra encarnada do Pai. “Muitas vezes e de muitos modos, falou-nos Deus outrora aos nossos pais pelos profetas. Agora, e nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio de seu Filho” (Heb 1,1-2a).

            Antes de ser uma comunidade eucarística e batismal, a Igreja deve ser uma comunidade evangélica, isto é, convocada pelo Evangelho. Os Atos dos Apóstolos nos mostram uma comunidade primitiva fortalecida pela Palavra e com ela cresce. “Entretanto, a Palavra de Deus crescia e se espalhava sempre mais” (At 12,24). “Divulgava-se assim, a Palavra do Senhor por toda a região” (At 13,49).

            Portanto, o anúncio da Palavra na Igreja é uma missão que deriva de um mandamento do Senhor e por isso, se a Igreja se cala, o mundo morre na ignorância da Salvação que lhe é oferecida. A pregação deve ser autêntica onde o essencial da revelação de Cristo é o amor do Pai. E se olhamos para a liturgia deste 24º domingo do Tempo Comum, vamos encontrar a apresentação de um Deus que ama sem limites e sem medida, convidando-nos a assumirmos uma atitude semelhante na relação com nossos irmãos e irmãs. Deus, cheio de bondade e de misericórdia, derrama sobre seus filhos e filhas o seu perdão sem limites. Não podemos querer o perdão de Deus sem o compromisso de também perdoar nossos semelhantes.

            Assim, a Palavra de Deus deve ser atualizada na vida de nossas comunidades sem perder seu verdadeiro sentido e sem se contaminar com as ideias do tempo presente, levando todos à compreensão da grandeza do amor misericordioso de Deus.

            Valorizemos a Palavra de Deus em nossas comunidades e deixemo-nos guiar por ela a fim de alcançarmos a graça da salvação. Amém!

 

Dom Adimir Antonio Mazali


- Dom Adimir Antonio Mazali