Voz da Diocese

Amar a Deus e ao próximo!
26/05/2019

Estimados Diocesanos! Estamos no final do mês de maio, no qual, com amor e carinho, recordamos as nossas mães. Certamente cada filho encontrou um jeito todo especial de manifestar sua gratidão àquela que o acolheu para a vida. Na dimensão da fé, o mês de maio é também recordado e celebrado como o mês mariano, em que a figura de Maria de Nazaré, mãe, discípula e fiel servidora do Senhor Jesus, nos aponta, através da fé, com amor e ternura, o caminho do seguimento do Mestre.

A fé no Senhor Jesus envolve toda a vida e as ações cotidianas do discípulo/a. Ela é fortalecida e alimentada através da oração, do Pão da Palavra e do Pão da Eucaristia, mas também através da caridade. Não pode existir um caminho de vida sem que a nossa fé em Deus se traduza em ações de vida para o próximo. Estas ações do bem, marcadas pelo amor caridade, podem mudar a vida do outro, mas mudam também a minha vida e abrem o caminho para a vida eterna.

Neste período do ano, quando se aproxima a estação do inverno em nossa região, devemos abrir os olhos do coração, para perceber o quanto é possível fazer e o que podemos realizar através da solidariedade e da caridade para amenizar os sofrimentos dos mais fragilizados da nossa realidade social.

Como Diocese, estamos preparando um novo e amplo espaço para a Cáritas Diocesana. Isso está sendo possível graças à ajuda e partilha de pessoas e empresas, que, mesmo diante de situações não muito favoráveis do mercado, não deixam de ser solidárias, de manifestar compromisso social, participando de projetos sociais, que visam fazer o bem para a comunidade, de modo especial para os mais fragilizados.

Concluindo, trago presente as palavras da Carta Encíclica do Papa Bento XVI, “Caritas in Veritate”, sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. “A caridade..., que Jesus Cristo testemunhou com sua vida terrena e sobretudo com sua morte e ressurreição, é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira. O amor – caritas – é uma força extraordinária que impele as pessoas a se comprometerem com coragem e generosidade no campo da justiça e da paz. É uma força que tem sua origem em Deus, Amor eterno e Verdade absoluta”.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon, OFMCap. - Bispo Diocesano de Erexim

- Dom Frei José Gislon