Voz da Diocese

Despedida e proximidade
02/06/2019

Estimados Diocesanos! Neste primeiro domingo do mês de junho, celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor. É um momento especial na vida e na missão de Jesus e dos discípulos, de ontem e de hoje. Para Jesus, chegou a hora do retorno ao Pai no céu, mas, antes de partir, ergueu a mão e abençoou os seus discípulos. “Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles O adoraram.”

Quantas alegrias e dores acompanharam a vida daqueles que deixaram tudo para responder ao convite do Senhor, “vem e segue-me”. Eles aprenderam a conhecer o Mestre, percorrendo com Ele o caminho do amor serviço pela causa do Reino; aprenderam a ser discípulos, esvaziando-se das ambições temporais, das seguranças do mundo, para serem discípulos peregrinos do Evangelho, entregando a vida e confiando nas palavras de Jesus, na sua proximidade e na ressurreição da vida eterna.

Essa confiança na proximidade do Senhor, que partiu para o céu, mas continua presente no mundo alimentando a nossa caminhada de discípulos e discípulas com o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia, é fundamental na vida do cristão e das comunidades que se reúnem para celebrar a fé no Senhor Jesus.

Hoje, vivemos num mundo onde temos muitas facilidades de estarmos conectados uns aos outros através dos inúmeros Meios de Comunicação Social, cujo dia hoje transcorre; mas, a realidade nos diz que mesmo estando conectados através de tantos meios modernos, podemos estar padecendo de solidão, de falta de proximidade, de calor humano, nas famílias e nas comunidades. O estar perto fisicamente não significa estar “próximo” de quem está ao nosso lado, ou sob o mesmo teto.

Corremos o risco de, sem perceber, estarmos conectados com o mundo, interagindo com centenas de pessoas através das redes sociais, e  deixarmos morrer na solidão quem está ao nosso lado, porque não temos tempo para ouvi-lo, para partilhar um pouco de nós, ou para ser realmente uma presença solícita, que olha e cuida da vida com amor, paixão e ternura.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon, OFMCap. - Bispo Diocesano de Erexim

 

- Dom Frei José Gislon