Voz da Diocese

JOVENS: A IGREJA PRECISA DE VOCÊS
25/10/2020

Saudação a todos os ouvintes, particularmente a todos os jovens a quem me dirijo com especial carinho neste final de semana por ocasião do Dia Nacional da Juventude.

Caros Jovens!

            Nossas comunidades precisam de homens e mulheres que na oferta de si ao Senhor encontram a plena justificação da própria existência e assumem a tarefa de ser “SAL DA TERRA” e “LUZ DO MUNDO”, construtores de esperança para quantos vivem na angústia e na solidão, especialmente em tempo de pandemia.

Se você está entre aqueles que estão à procura, numa busca sem tréguas, descobrir o significado do chamado que Deus lhe faz, queremos, iluminados pela Palavra de Deus, contribuir com você para que possa aprofundar o sentido de sua busca. Citamos um texto escrito pelo saudoso, agora santo, São João Paulo II por ocasião da 29ª Jornada Mundial de Orações pelas vocações:

            “Dirijo-me aos jovens de hoje, e digo-lhes: ‘Deixai-vos seduzir pelo Eterno’, repetindo as palavras do antigo profeta: ‘Vós me seduzistes, Senhor... dominastes-me e obtivestes o triunfo’” (Jer. 20,7).

            “Deixai-vos seduzir por Cristo; deixai-vos atrair pelo seu exemplo que mudou a história do mundo e orientou a vida para uma meta extraordinária. Deixai-vos amar pela caridade do Espírito, que quer desviar os vossos olhos dos modelos propostos pela vida terrena, para iniciar em vós um caminho novo, criado em conformidade com Deus na justiça e na santidade verdadeiras (cf. Ef. 4,24). Enamorai-vos de Jesus Cristo, para viver a sua mesma vida, a fim de que o nosso mundo possa ser e ter a vida na luz do Evangelho”.

            Caros jovens, neste dia 25 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Juventude que neste ano nos convida a refletir o tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” retomando a Campanha da Fraternidade para continuar valorizando a vida e seus relacionamentos maduros e sinceros como um compromisso de toda vida cristã. Também a inspiração bíblica no lema: “Ouviu e junto com eles caminhou” (cf. Lc 24,15-17), baseado na passagem dos Discípulos de Emaús.

Que seja uma oportunidade de dar o testemunho de sua alegria, coragem e disponibilidade à construção de um mundo melhor, consciente do “valor irrevogável da vida e tendo-a como a obra mais perfeita que Deus criou e que somos responsáveis uns pelos outros”.

Deixem que a alegria de servir seja a sua referência e recordem-se que a Igreja precisa de vocês para a construção de uma nova sociedade. Deus abençoe a todos. 

 Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano de Erexim

- Dom Adimir Antonio Mazali