Voz da Diocese

Solenidade de todos os Santos “Ser santo porque Deus é Santo”
08/11/2020

Neste dia 1º de novembro, a Igreja celebra a solenidade de todos os Santos. Muitos santos são recordados em uma data específica ao longo do ano, mas muitos outros não têm comemoração própria. Assim, a Igreja celebra, numa só solenidade, todos os santos.

Esta festa nos convida: “Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós em todo o vosso comportamento, porque está escrito: ‘Sede santos porque eu sou santo’” (1Pd 1,15-16).

A santidade é um dom e um chamado para todos e isto não significa fazer grandes coisas, mas ter a capacidade de tornar grandes as coisas que se faz. Ser santo é viver com o coração voltado para Deus e para os irmãos, de forma que o amor que devotamos a Deus se expresse em gestos concretos de amor aos irmãos, especialmente os mais sofredores e necessitados.

Santidade é viver de maneira que tudo o que se faz seja agradável a Deus, não sendo melhor que ninguém, mas estando aberto à graça que o Senhor nos oferece. É viver a alegria, a esperança, a confiança, é viver a vida com toda a beleza que ela contém, não obstante as dificuldades que devem ser acolhidas como meio de purificação de nossos limites e transformadas em fonte de vida nova.

Portanto, ser santo é reconhecer os próprios limites e lutar contra eles, particularmente o pecado que nos afasta de Deus, de nós mesmos e dos irmãos. É viver com humildade sem ser coitadinho ou até se fazer de vítima. É viver plenamente aquilo que se é, “imagem e semelhança de Deus”. Viver de tal modo, como nos diz São Paulo: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim” (Gal 2,20).

Ser santo é viver a vida como testemunha do amor de Deus presente num coração capaz de transbordar de amor, diante de todos e em todos os momentos da vida, construindo um caminho que dura toda a nossa existência.

Que todos os santos sejam inspiração para nossa vida cristã que tem como meta final a santidade.

Todos os santos e santas de Deus, intercedei por nós!

 

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano de Erexim

- Dom Adimir Antonio Mazali