Voz da Diocese

Viver o projeto de Deus
04/09/2022
Minha saudação a todos e todas que acompanham Voz da Diocese. Daqui de Roma envio meu abraço a todos e lhes garanto as minhas orações, neste período em que estou vivendo o curso oferecido aos novos bispos. Somos mais de 140 bispos provenientes de diversas partes do mundo, nomeados no período de 2019 a 2020. A partir do dia 12, serão mais de 170 que foram nomeados em 2021 e 2022. Vivemos uma belíssima experiência de comunhão eclesial. 
Prezados irmãos e irmãs. Estamos iniciando o mês da Bíblia e somos convidados pela Igreja no Brasil a ler e estudar o Livro de Josué. Ele é um testemunho de esperança para o povo de Deus e a manifestação da certeza de que Deus sempre cumpre a sua promessa de libertação ao fazer o povo hebreu adentrar à Terra Prometida. O lema de inspiração para a nossa vivência neste mês é: “O Senhor, teu Deus estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).
Caríssimos irmãos e irmãs. A liturgia deste 23º domingo do Tempo Comum nos fala da oração de Salomão para obter de Deus a sabedoria. Nesta, ele conclui: “Só assim se tornaram retos os caminhos dos que estão na terra, e os homens aprenderam o que te agrada e pela sabedoria foram salvos” (Sb 9,18). 
São Paulo fala do acolhimento fraterno aos irmãos na fé, recomendando a Filêmon ao enviar a ele Onésimo, convertido ao cristianismo na prisão, através de sua pregação.
O Evangelho apresenta as exigências para o seguimento de Jesus e a vivência do projeto de Deus. Ele mesmo atesta: “Quem não carregar sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,27), e ainda: “Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33). 
Supliquemos ao Senhor nos dê Sabedoria para discernirmos sua vontade, superando as diferenças para a vivência fraterna entre nós e os outros, tenhamos a força de perseverarmos no caminho do seguimento de Jesus Cristo, seu Filho.
Que este mês da Bíblia, lendo e meditando com maior empenho, nos ajude a conhecer e viver melhor a vontade de Deus.
Renovo a todos a certeza de minhas orações desde aqui de Roma, a minha bênção e meu abraço fraterno com o desejo de um bom domingo.
Deus abençoe a todos.

Dom Adimir Antonio Mazali
Bispo Diocesano de Erexim – RS

- Dom Adimir Antonio Mazali